App de mobilidade para pessoas com deficiência visual começa a funcionar no Rio de Janeiro

Aplicativo também pode ser utilizado para trajetos à pé e para viagens entre os municípios com disponibilidade da plataforma. Foto: Getty Images

12/12/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 27 segundos

O aplicativo de mobilidade para pessoas com deficiência visual, Cittamobi Acessibilidade, já está disponível para uso no Rio de Janeiro. Lançada no dia 4, a plataforma tem parceria do Rio Ônibus e ajuda aos usuários a traçar rotas de viagens, com previsões dos horários dos ônibus.

“A ideia para criação da ferramenta surgiu depois que fiquei 40 minutos esperando no ponto para conseguir embarcar em um ônibus” afirma Luiz Eduardo Porto, desenvolvedor do aplicativo e deficiente visual.

De acordo com o engenheiro de software, ter acesso ao GPS do veículo poderia ajudar em situações como essa. Atualmente, mais de 150 mil pessoas com deficiência visual vivem no estado do Rio de Janeiro.

Leia também: Aplicativo ajuda pessoas com deficiência visual no transporte público

O CittaMobi Acessibilidade funciona exclusivamente para pessoas com alguma deficiência visual. A plataforma cria avisos de chegada ao destino, ambientação ao longo do trajeto e roteirizador em áudio. Além disso, também consegue criar pontos de referências personalizados para cada usuário.

As aplicações da plataforma podem funcionam por comandos de voz, através do VoiceOver. O recurso ainda consegue informar em tempo real, as linhas de ônibus que estão se aproximando do ponto de parada. A ferramenta também pode utilizar o suporte de assistente virtual dentro do aplicativo.

Além das viagens em transporte público, o aplicativo ainda auxilia no deslocamento de rotas a pé e em viagens intermunicipais. O Cittamobi Acessibilidade está disponível no site da RioOnibus e já funciona na capital do Rio de Janeiro e em mais de 300 cidades no Brasil. A plataforma também está na App Store e no Google Play.