Aplicativo ajuda pessoas com deficiência visual no transporte público | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Aplicativo ajuda pessoas com deficiência visual no transporte público

Por: Redação Mobilidade . 15/04/2023
Mobilidade para quê?

Aplicativo ajuda pessoas com deficiência visual no transporte público

CittaMobi traz previsão de chegada do ônibus em tempo real e comando de voz que orienta o caminho

2 minutos, 38 segundos de leitura

15/04/2023

Por: Redação Mobilidade

CittaMobi Acessibilidade chega a SP
Atualmente, o app funciona em mais de 300 cidades do Brasil. Foto: Divulgação.

As pessoas com deficiência visual podem contar com o aplicativo CittaMobi para utilizar o transporte público. A ferramenta traz a previsão de chegada do ônibus em tempo real e oferece um recurso de comando de voz para orientar o caminho.

O CittaMobi Acessibilidade é a versão exclusiva para pessoas com deficiência visual. O app traz aviso de chegada ao destino, ambientação ao longo do trajeto, roteirizador e cria pontos de referências personalizados.

Além disso, todas essas funções são ativadas por comandos de voz, chamado VoiceOver, e possuem o suporte de uma assistente virtual. Portanto, o passageiro com deficiência visual tem autonomia para utilizar o app ao longo de toda a jornada.

Por exemplo, por meio da criação de ponto de referência, o passageiro recebe avisos. Quando o ônibus estiver passando por uma loja ou praça, por exemplo, o app emite um alerta sonoro indicando a aproximação.

O CittaMobi Acessibilidade foi criado em 2014. De acordo com a empresa, o app foi idealizado por Luiz Eduardo Porto, engenheiro de software, pessoa cega e parceiro do CittaMobi há quase 10 anos.

Atualmente, o app funciona em mais de 300 cidades do Brasil. Com isso, é possível que mais pessoas cegas utilizem o transporte coletivo de forma segura e com maior autonomia.

Novos recursos

Embora o app esteja no mercado há 9 anos, o aplicativo ganhou novos recursos recentemente. Por exemplo, agora é possível colocar um nome para a assistente de voz. Programar os pontos de referência também é uma novidade.

Outro recurso recente é a opção de criar rotas pré-determinadas. Com isso, o passageiro pode falar para o celular que quer “ir ao médico” ou “ir para o trabalho”. Assim, o cálculo da rota já entra de forma automática no app.

Também é possível definir por voz alguns locais de preferência. Portanto, o passageiro consegue salvar o endereço de casa, do trabalho ou de um local para o qual costuma ir frequentemente de ônibus.

Como funciona o VoiceOver

O recurso de VoiceOver vai além de informar em tempo real as linhas de ônibus que estão se aproximando do ponto de parada. Além desta função, outras funções do app ganham voz e facilitam o acesso a uma pessoa com deficiência visual.

Por exemplo, ao longo do trajeto no ônibus, o usuário pode receber notificações que detalham por onde o ônibus está passando. Entretanto, este recurso precisa ser adicionado pelo próprio passageiro.

Com isso, o app avisa quando o ônibus está perto de um ponto turístico, igreja ou estabelecimento que está cadastrado. Assim, pode ter uma noção de quanto tempo falta para o desembarque.

O VoiceOver também identifica ruas, avenidas e pontos de localização. Assim, é possível continuar o trajeto a pé com o auxílio do app, após desembarcar do ônibus.

Para a rota, o passageiro deve fornecer o endereço de destino. Assim, de forma automática, a ferramenta indica sugestões de rotas que incluem ônibus e caminhada, trazendo a orientação para cada etapa da navegação.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login