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SPTrans faz parceria com app de rotas de ônibus para agendar atendimentos

Por: Daniela Saragiotto . 09/03/2020
Meios de Transporte

SPTrans faz parceria com app de rotas de ônibus para agendar atendimentos

Serviços como desbloqueio de Bilhete Único e aumento de cotas de estudante já podem ser feitos de forma online, via aplicativo

2 minutos, 33 segundos de leitura

09/03/2020

Por: Daniela Saragiotto

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Criado em 2014, app faz roteirização e previsão de chegada dos ônibus em tempo real. Foto: Divulgação.

O período de volta às aulas trouxe uma novidade para quem depende de transporte público na cidade de São Paulo. Desde o mês passado, uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes, e o aplicativo CittaMobi, que faz roteirização e fornece previsão de chegada de ônibus em tempo real, tem trazido maior comodidade para os mais de 1 milhão de usuários do transporte público que normalmente enfrentam filas para realizar algum procedimento relacionado ao Bilhete Único.

Para atuar nesse sentido, inicialmente dois serviços poderão ser agendados diretamente pelo aplicativo: a solicitação de aumento de cotas estudantis e o desbloqueio de cartão de transporte por reconhecimento facial. Para idosos, apenas a justificativa de reconhecimento facial pode ser agendada via app.

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“A ideia foi ajudar a encontrar alguma solução para a SPTrans na questão do atendimento agendado. Foi feita uma imersão durante meses para aprendizado e desenvolvimento. Conseguimos criar, assim, uma forma fácil e rápida para o usuário fazer esse agendamento. Nossa intenção é cada vez mais ampliar essa parceria, que beneficia milhares de usuários do Bilhete Único”, explica Ricardo Werneck, responsável pelo projeto e desenvolvimento da parceria com a SPTrans no CittaMobi.

Expansão

De acordo com a CittaMobi, a expectativa é de que, em breve, os usuários possam agendar todos os atendimentos online via app sem a necessidade de se locomover até o posto da SPTrans mais próximo, uma vez que grande parte dos atendimentos poderá ser feita dentro da plataforma. Serão serviços como cadastro, desbloqueio, encaminhamento de documentos e solicitações de revisão de cotas.

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Para o presidente da SPTrans, Levi Oliveira, a iniciativa é um importante avanço. “Com a nova ferramenta, o atendimento do posto central se tornará cada vez mais ágil, equilibrando a demanda de acordo com os horários disponíveis”, afirmou.

A parceria com a SPTrans é a antiga: o primeiro serviço disponibilizado foi a compra de créditos e cotas, em 2016, com pagamento em cartão de crédito, débito e Alelo Mobilidade, modalidade que ainda é exclusividade do aplicativo. Entretanto, após realizar a compra, o usuário precisa confirmar essa recarga nos validadores que hoje em dia estão dentro dos ônibus ou em terminais e estações do metrô.

Sobre o aplicativo

O app CittaMobi foi criado em 2014 e faz roteirização e previsão de chegada dos ônibus em tempo real levando em conta dados de mais de 55 mil ônibus do País, que são disponibilizados para a plataforma. O aplicativo contabiliza 13 milhões de usuários e o serviço está disponível em mais de 300 cidades, com cerca de 230 milhões de acessos no último ano. O recurso oferece, também, pagamento digital para compra de crédito para o Bilhete Único.

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