SPTrans faz parceria com app de rotas de ônibus para agendar atendimentos
Serviços como desbloqueio de Bilhete Único e aumento de cotas de estudante já podem ser feitos de forma online, via aplicativo

O período de volta às aulas trouxe uma novidade para quem depende de transporte público na cidade de São Paulo. Desde o mês passado, uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes, e o aplicativo CittaMobi, que faz roteirização e fornece previsão de chegada de ônibus em tempo real, tem trazido maior comodidade para os mais de 1 milhão de usuários do transporte público que normalmente enfrentam filas para realizar algum procedimento relacionado ao Bilhete Único.
Leia mais:O paradoxo da mobilidade urbana
Para atuar nesse sentido, inicialmente dois serviços poderão ser agendados diretamente pelo aplicativo: a solicitação de aumento de cotas estudantis e o desbloqueio de cartão de transporte por reconhecimento facial. Para idosos, apenas a justificativa de reconhecimento facial pode ser agendada via app.
Conheça os melhores aplicativos de GPS para quem anda a pé.
“A ideia foi ajudar a encontrar alguma solução para a SPTrans na questão do atendimento agendado. Foi feita uma imersão durante meses para aprendizado e desenvolvimento. Conseguimos criar, assim, uma forma fácil e rápida para o usuário fazer esse agendamento. Nossa intenção é cada vez mais ampliar essa parceria, que beneficia milhares de usuários do Bilhete Único”, explica Ricardo Werneck, responsável pelo projeto e desenvolvimento da parceria com a SPTrans no CittaMobi.
Expansão
De acordo com a CittaMobi, a expectativa é de que, em breve, os usuários possam agendar todos os atendimentos online via app sem a necessidade de se locomover até o posto da SPTrans mais próximo, uma vez que grande parte dos atendimentos poderá ser feita dentro da plataforma. Serão serviços como cadastro, desbloqueio, encaminhamento de documentos e solicitações de revisão de cotas.
Conheça cinco aplicativos para salvar os paulistanos nas chuvas de verão.
Para o presidente da SPTrans, Levi Oliveira, a iniciativa é um importante avanço. “Com a nova ferramenta, o atendimento do posto central se tornará cada vez mais ágil, equilibrando a demanda de acordo com os horários disponíveis”, afirmou.
A parceria com a SPTrans é a antiga: o primeiro serviço disponibilizado foi a compra de créditos e cotas, em 2016, com pagamento em cartão de crédito, débito e Alelo Mobilidade, modalidade que ainda é exclusividade do aplicativo. Entretanto, após realizar a compra, o usuário precisa confirmar essa recarga nos validadores que hoje em dia estão dentro dos ônibus ou em terminais e estações do metrô.
Sobre o aplicativo
O app CittaMobi foi criado em 2014 e faz roteirização e previsão de chegada dos ônibus em tempo real levando em conta dados de mais de 55 mil ônibus do País, que são disponibilizados para a plataforma. O aplicativo contabiliza 13 milhões de usuários e o serviço está disponível em mais de 300 cidades, com cerca de 230 milhões de acessos no último ano. O recurso oferece, também, pagamento digital para compra de crédito para o Bilhete Único.
0 Comentários