Linha 11 Coral de trens urbanos SP_Divulgaçao Governo do Estado de SP
A concessão do Lote Alto Tietê, que abrange as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens urbanos de São Paulo, irá englobar a construção pela futura concessionária de 8 novas estações, além da reforma de 24 estações nos três ramais mencionados. As informações são da Secretataria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Governo do Estado de São Paulo.
Leia também: Para que servem os botões de emergência dos trens e metrôs?
De acordo com a SPI, a concesão tem investimento de R$ 14,3 bilhões pelo prazo de 25 anos. Contudo, ela já passou pela fase do edital e tem leilão marcado para o dia 28/03.
A Linha 11-Coral ganhará 4 km de extensão, chegando até a Estação César de Souza, em Mogi das Cruzes, além da extensão do serviço até a Barra Funda, na zona oeste da capital.
Assim, quatro novas estações serão construídas e 14 serão reformadas.
Todas as passagens em nível serão eliminadas. De acordo com a Agência de Notícias do Estado de São Paulo, elas serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.
Já a Linha 12-Safira, contudo, ganhará 2,7 km de novos trilhos e chegará até Suzano, na região metropolitana de São Paulo.
Com duas novas estações, a linha terá integração com a Linha 13-Jade e outra com a Linha 2-Verde de metrô, que está passando por obras de expansão para chegar até a Penha. Além disso, uma estação será reconstruída e outras serão 12 reformadas.
Por sua vez, a Linha 13-Jade terá seis novas estações e ganhará 15,6 km de novos trilhos, chegando até a região de Bonsucesso e Gabriela Mistral, duas demandas antigas da população. Três estações também serão reformadas.
Leia também: Trem SP-Santos: saiba por onde futuro ramal pode passar