VLT de Santos, segundo trecho do modal passa por testes

Modal já possui 11,1 km de extensão e atende duas cidades da região. Foto: Divulgação/EMTU

12/09/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 5 segundos

O segundo trecho do VLT (veículo leve sobre trilhos) de Santos passa por testes para validação operacional, o objetivo é garantir que o modal poderá operar em segurança. O percurso, de 8 km entre as estações Conselheiro Nébias e Valongo, no centro de Santos, recebe atualmente verificações na rede aérea (fios de energia que ficam acima dos vagões) e nos trilhos. A previsão é que as análises acabem em 15 de outubro.

Em seguida, a EMTU realizará demonstrações de passagem e circulação dos veículos, ainda sem passageiros. A segunda fase de testes deverá acontecer a partir de 16 de setembro, das 10h às 15h. Durante o período, os moradores não poderão estacionar na via permanente. Placas sinalizando os pontos de passagem do VLT serão colocadas nos locais.

Leia também: VLT, trem e metrô: entenda as diferenças

Como são os testes do VLT da Baixada Santista?

Um dos testes exige a passagem dos vagões com pesos que imitam os passageiros. Foto: Divulgação/EMTU

Em primeiro lugar, a EMTU e a Álya Construtora, empresa responsável pela construção da linha, testam a rede aérea. Nessa etapa, as companhias irão, por exemplo, verificar a regulagem de fio de contato e fazer testes de isolamento da rede, garantindo que essa pode ser eletrificada.

Em seguida, o teste dos trilhos incluirá a passagem de vagões carregados com objetos pesados, inspeção dos trilhos e medição de ruídos e vibrações na via.

Por fim, se aprovado, o modal receberá a Licença de Operação provisória pela Cetesb. Sendo assim, será possível realizar os testes definitivos para o VLT. A previsão é que as últimas avaliações aconteçam ainda esse ano e o segundo trecho possa operar no primeiro semestre de 2025.

O VLT de Santos

Em verde, trecho do VLT que já opera, em azul mais a esquerda, área que passa por testes no momento. Foto: Divulgação/EMTU

O  VLT da Baixada Santista começou a circular em abril de 2015, o primeiro trecho do modal conta com 11,1 km de extensão. O percurso liga o Terminal Barreiros, em São Vicente, ao Terminal Porto, em Santos. Ao todo, 15 estações recebem meio de transporte.

O segundo trecho, que está passando por testes no momento, sairá da estação Conselheiro Nébias e irá até o terminal Valongo, ampliando a cobertura do modal em mais 8 km.