O segundo trecho do VLT (veículo leve sobre trilhos) de Santos passa por testes para validação operacional, o objetivo é garantir que o modal poderá operar em segurança. O percurso, de 8 km entre as estações Conselheiro Nébias e Valongo, no centro de Santos, recebe atualmente verificações na rede aérea (fios de energia que ficam acima dos vagões) e nos trilhos. A previsão é que as análises acabem em 15 de outubro.
Em seguida, a EMTU realizará demonstrações de passagem e circulação dos veículos, ainda sem passageiros. A segunda fase de testes deverá acontecer a partir de 16 de setembro, das 10h às 15h. Durante o período, os moradores não poderão estacionar na via permanente. Placas sinalizando os pontos de passagem do VLT serão colocadas nos locais.
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Em primeiro lugar, a EMTU e a Álya Construtora, empresa responsável pela construção da linha, testam a rede aérea. Nessa etapa, as companhias irão, por exemplo, verificar a regulagem de fio de contato e fazer testes de isolamento da rede, garantindo que essa pode ser eletrificada.
Em seguida, o teste dos trilhos incluirá a passagem de vagões carregados com objetos pesados, inspeção dos trilhos e medição de ruídos e vibrações na via.
Por fim, se aprovado, o modal receberá a Licença de Operação provisória pela Cetesb. Sendo assim, será possível realizar os testes definitivos para o VLT. A previsão é que as últimas avaliações aconteçam ainda esse ano e o segundo trecho possa operar no primeiro semestre de 2025.
O VLT da Baixada Santista começou a circular em abril de 2015, o primeiro trecho do modal conta com 11,1 km de extensão. O percurso liga o Terminal Barreiros, em São Vicente, ao Terminal Porto, em Santos. Ao todo, 15 estações recebem meio de transporte.
O segundo trecho, que está passando por testes no momento, sairá da estação Conselheiro Nébias e irá até o terminal Valongo, ampliando a cobertura do modal em mais 8 km.