Dia das Crianças: 5 dicas de como incentivar os mais jovens a tomarem gosto por pedalar
A bicicleta é um bom exercício que pode gerar muitos benefícios físicos e psicológicos aos pequenos

A introdução da bicicleta na infância traz inúmeros benefícios para os pequenos. Mas como incentivá-los a gostar de pedalar e de usar a bicicleta, seja por lazer, seja por meio de transporte? Aqui estão cinco dicas, sugeridas por David Peterle, CEO da OGGI bikes, que podem ajudar.
- Escolha modelos adequados para a idade da criança: a escolha do tamanho da bicicleta pode trazer melhor conforto e não desestimular a criança a pedalar. É preciso saber o model adequado através do tamanho do aro da bicicleta;
- Invista em conforto e segurança: Escolher uma bicicleta com uma com boa geometria que tenha freios eficientes e marchas bem reguladas para evitar frustrações e aumentar a confiança do pequeno ciclista. Se o veículo estiver há muito tempo parado, realizar uma revisão. Sempre que sair, calibre os pneus e verifique se nada da roupa tem risco de prender na corrente;
- Saiba quando tirar as rodinhas de apoio: O principal desafio inicial da bicicleta é o equilíbrio. As rodinha laterais de apoio são essenciais para não quebrar a confiança das crianças e frustá-las logo no início. Saiba o momento certo de quando tirar esse apoio ouvindo o pequeno e inentivando-o para, no tempo certo, pedalar sem rodinhas;
- Defina rotas seguras para começar: Uma das primeiras etapas para estimular as crianças a pedalarem é escolher o local certo para aprender. A disposição de um quintal é o melhor começo, mas caso não haja essa possibilidade, escolha trechos planos com pouca movimentação de carros e pessoas. A inclusão de pequenas subidas posteriormente é importante para estimular a força nos pedais;
- Transforme o hábito de pedalar em um momento de conexão: pedalar junto com sua família sempre é um estímulo a mais para a criança. Com isso ela pode aprender vendo os mais velhos e se divertir com o exercício. Cada volta pode ser um momento de exploração e descoberta de novos caminhos.
“Pedalar é uma ferramenta transformadora na vida das crianças e dos jovens. Além de melhorar a saúde, ajuda a desenvolver autonomia, disciplina e confiança”, diz David Peterle, CEO da OGGI bikes.
Leia também: União Europeia deve investir mais de R$ 28 bilhões em infraestrutura para o ciclismo
Segundo o HUNT Study, realizado na Noruega, que acompanhou jovens na adolescência até a vida adulta, indivíduos que têm prática esportiva ativa tem menos chance de desenvolver doenças cardiovasculares além de aumentar indicadores de saúde mental.
Como as cidades podem estimular o uso de bicicleta na infância
Hoje, cidades como Paris, Londres e Nova York fecham o trânsito para carros durante os horários de entrada e saída de escolas, incentivando a mobilidade ativa nesses locais. “Paris tem cerca de 300 escolas com ruas fechadas para as crianças e famílias usarem bicicletas, sem o trânsito de carros”, afirma Cadu Ronca, diretor do Instituto Aromeiazero, que promove atos sociais, educacionais e culturais através da bicicleta.
Leia mais: ‘Bicicleta representa liberdade pessoal e social’, diz embaixadora do ciclismo nos países baixos
Questionado sobre a possibilidade dessa política dar certo no Brasil, Ronca disse que quando grandes capitais pelo mundo começam a estimular essas políticas, outras metrópoles aderem às ideias: “No Brasil já tem algumas prefeituras que participam de programas para melhorias neste tipo de iniciativa. Hoje Fortaleza e Niterói estão na vanguarda do movimento”.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários