Ducati mostra nova Diavel com motor V4 de 170 cv; conheça

Cruiser italiana também ganhou mais tecnologia embarcada e um painel de TFT com conectividade para smartphones. Fotos: Divulgação/Ducati

28/10/2022 - Tempo de leitura: 3 minutos, 35 segundos

A Ducati apresentou hoje (28/10) a nova geração da cruiser Diavel. A principal novidade é a adoção do motor Granturismo da marca italiana, um V4 de 1.158 cm³ capaz de produzir 170 cv de potência máxima, no lugar do antigo V2 de 1.260 cc. A Diavel V4, como foi batizada a nova geração do modelo, também traz um design mais imponente, na dianteira, e um sistema de escapamento com quatro ponteiras.

Com visual inspirado nos muscle cars, a nova Diavel V4 reproduz a imagem de um atleta pronto para largar em uma corrida de 100 metros rasos. As massas estão concentradas na parte dianteira, enquanto a traseira tem linhas minimalistas. Mas, apesar do motor maior e do visual “musculoso”, a nova Diavel V4 pesa 13 quilos a menos do que sua antecessora de dois cilindros.

Visual da Diavel V4 foi inspirado nos muscle cars

Os conjuntos de iluminação dianteiro e traseiro e os piscas, todos de LED, também contribuem para a aparência inconfundível da Diavel V4. O sistema de iluminação diurna (DRL) ganhou nova forma, com um perfil de um duplo “C”. Já na traseira, a lanterna e luz de freio têm LEDs puntiformes posicionados sob a rabeta. Já os piscas estão integrados ao guidão, à frente do manete de freio e do reservatório de controle da embreagem.

Outro elemento distintivo da nova Diavel V4 é seu enorme pneu traseiro com largura de 240 mm (na medida 240/45). As rodas de liga leve com cinco raios e detalhes usinados são um dos elementos refinados da estética da cruiser italiana.

Motor V4 e muita tecnologia embarcada

A Diavel adotou o motor V4 Granturismo de 1.158 cc, o mesmo que já equipa a bigtrail Multistrada V4. Além de ser um elemento central do design da cruiser, o V4 melhorou o desempenho da nova Diavel. Além de potente, com 170 cv, oferece bastante torque desde os baixos giros até o máximo de 12,8 m.kgf a 7.500 rpm.

Pneu traseiro com 240 mm de largura confere porte ainda mais imponente à cruiser italiana

Apesar do bom desempenho, o motor V4 atende às regras de emissão de poluentes Euro 5, graças ao sistema que desativa os cilindros traseiros quando a moto está parada ou rodando em baixas rotações. Segundo a Ducati, o dispositivo também contribui para reduzir o consumo de combustível.

Para controlar de forma segura a nova Diavel V4, o piloto conta com um completo pacote eletrônico. A cruiser oferece três modos de potência e quatro modos de pilotagem. São eles: Sport, Touring, Urban e o novo Wet, projetado para pisos molhados e superfícies de baixa aderência.

Os modos de pilotagem permitem ajustar a entrega de potência, além da atuação dos sistemas de auxílio ao condutor, como o controle de tração e os freios ABS, ambos otimizados para a curvas, e o controle de empinadas. Vale destacar ainda o sistema Quick Shift up/down, que permite trocar as marchas sem o suo da embreagem.

Farol DRL
Rodas usinadas
Lanterna traseira
Diavel V4 pesa 223 kg

O motociclista pode gerenciar todos os sistemas eletrônicos por meio de controles retro iluminados no guidão. Também há um novo painel TFT colorido de 5 polegadas, que também oferece conectividade Bluetooth para parear o smartphone e usá-lo para chamadas, mensagens de texto e música. Também está disponível como acessório um sistema de navegação curva a curva por meio do app Ducati Link.

Diavel V4 é cruiser com comportamento esportivo

O melhor desempenho do motor é combinado a uma ciclística surpreendentemente ágil para uma cruiser do porte da nova Diavel V4. Ainda mais leve do que a antiga Diavel 1260 S, o novo modelo tem garfo invertido de 50 mm, na dianteira, e monoamortecedor, na traseira, ambos ajustáveis. Para parar os 223 kg a seco, o piloto conta com pinças Brembo Stylema e discos dianteiros duplos de 330 mm.

Nova Diavel V4 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos

O resultado desse conjunto ciclístico é uma cruiser capaz de acelerar e contornar curvas quase como uma esportiva. O desempenho do V4 de 170 cv, combinado com o pneu traseiro 240/45 e uma engrenagem dedicada, permite acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos!