Ducati Multistrada V4 Rally: bigtrail de 170 cv chega ao Brasil; conheça

Versão mais aventureira da Multistrada, V4 Rally é bigtrail mais potente e também deverá ser a mais cara, à venda no Brasil. Fotos: Divulgação/Ducati

03/04/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos, 11 segundos

A Ducati confirmou o lançamento da Multistrada V4 Rally no Brasil. Lançada no exterior no final de 2022, a versão mais aventureira da bigtrail italiana entrou em pré-venda no País. A variante Rally usa o mesmo motor V4 da Multistrada, com 1.158 cm³ e 170 cv de potência, mas traz diferenciais, como maior curso das suspensões e tanque de 30 litros, para encarar longas viagens.

A pré-venda, que acontece durante todo o mês de abril, terá apenas 70 unidades. Os interessados têm de dar um sinal de R$ 10 mil, embora o preço final ainda não tenha sido divulgado pela Ducati Brasil. De acordo com a marca, o preço virá a público no lançamento do modelo, que deve acontecer nas próximas semanas.

Contudo, seguindo a lógica de outros mercados, o valor da Multistrada V4 Rally deve girar em torno de R$ 160 mil. Em outros países, a versão Rally custa mais do que a Multistrada V4 e menos do que a Streetfighter V4S, ambas à venda no Brasil.

Como é a Multistrada V4 Rally

A Ducati Multistrada V4 Rally chega para acirrar a disputa no segmento bigtrail. Afinal, recentemente, a Triumph revelou a renovada Tiger 1200, que também tem variantes com tanques grandes, e a BMW mostrou a nova geração da GS. Entretanto, vale ressaltar que a R 1300 GS ainda não tem uma versão mais aventureira, ou seja, com tanque maior e mais itens de conforto para viajar. A expectativa é que a BMW apresente a GS 1300 Adventure no segundo semestre deste ano.

Tanque de 30 litros
Motor V4 de 170 cv
Sistema de radares
Malas laterais de série

A Multistrada V4 Rally chega com algumas credenciais interessantes para disputar o segmento. A começar pelo seu motor de quatro cilindros em “V”, o mais potente (170 cv) a equipar uma bigtrail. Na versão Rally, aliás, o V4 traz como novidade a desativação estendida, que desliga os dois cilindros traseiros mesmo em movimento. O sistema, até então inédito em motos de produção, melhora o conforto térmico e o consumo de combustível, de acordo com a Ducati.

Sistema de radares

A segurança também é um dos pontos de destaque do novo modelo. A versão que chega ao Brasil, Travel & Radar, vem equipada com sistema de radar dianteiro e traseiro – assim como algumas versões da R 1300 GS. As malas laterais também vêm de série na versão vendida no País.

O sistema incorpora Adaptive Cruise Control (ACC), o controle adaptativo de velocidade, e o Blind Spot Detection (BSD), que sinaliza a presença de veículos que se aproximam no canto cego dos espelhos.

Como em outros modelos Ducati, o pacote eletrônico é completo. Oferece ABS otimizado para curvas, faróis adaptativos, controles de wheeling e tração.. Tudo controlado por uma plataforma inercial (IMU) e diversos modos de pilotagem.

V4 Rally tem maior distância do solo

Além do tanque maior, com capacidade para 30 litros (oito a mais do que a Multistrada V4), a versão Rally tem suspensões de maior curso. Tanto o garfo telescópico invertido, na dianteira, como o monoamortecedor traseiro têm 200 mm de curso, aumentando em 30 mm e 20 mm, respectivamente na dianteira e traseira, em comparação com a Multistrada V4.

Em conjunto com as rodas raiadas, com aros externos, e pneus de uso misto, o conjunto tem vocação mais off-road do que a versão convencional. As suspensões de maior curso também ampliam a distância livre do solo em 10 mm, atingindo 230 mm, o que também facilita a condução em trechos mais complicados.