A empresa Segway-Ninebot anunciou um par de bicicletas elétricas off-road para 2024. O modelo urbano Xafari e sua irmã para aventuras fora da estrada, Xyber, devem estar disponíveis para venda até o final do ano.
A principal característica que une os dois modelos é o que a empresa chama de “Percepção Ativa de Cena”. Esse sistema utiliza sensores e tecnologia embutida nos veículos para identificar e ajustar, automaticamente, a assistência do motor. Seja em inclinações ou ambientes escuros, por exemplo, a bicicleta consegue reconhecer a necessidade do condutor.
Leia também: Modelo de bicicleta elétrica SUV funciona para viagens urbanas e off-road
Além desta tecnologia, assinada pela Segway, a dupla também conta com ferramentas anti-roubo, como a trava por GPS, sistemas de alarme baseados na localização e um alerta móvel. As bicicletas também possuem integração com aplicativos de saúde.
Enquanto o modelo Xafari, com aparência robusta e futurista, consegue cruzar terrenos difíceis e estradas urbanas com facilidade, a Xyber, tem cara de motocicleta, perfeita para trilhas e estradas de terra. A dupla de bicicletas elétricas off-road contam com ferramentas nativas e opções de personalização para qualquer cenário.
O primeiro modelo oferece opções de ajuste para se adequar às alturas dos pilotos que variam de 1,49 m a 1,9 m. O tubo inferior da bicicleta abriga uma bateria de 913 Wh, com suporte para carregamento rápido. As informações sobre a estimativa de alcance por carga e tempo de recarga ainda não estão disponíveis.
O modelo Xyber, por sua vez, é equipado com um motor mais potente, com aceleração de 20 mph em 2.5 segundos. De acordo com a empresa, a bicicleta sairá da fábrica com uma bateria de 1.440 Wh, mas com espaço para até duas unidades.
Com o pacote duplo de bateria, a Segway estima um alcance máximo de 153 km por carga. O modelo aventureiro tem pneus personalizados ultralargos e suspensão dianteira e traseira, para absorver terrenos irregulares durante a pedalada.
O modelo Xafari também conta com pneus resistentes de 7 centímetros de largura, freios a disco com potência de frenagem e um rack de carga traseiro para transportar equipamentos.
Leia também: Bicicleta elétrica com transmissão automática recria experiência de automóvel