Buscando sugestões para:


Mobilidade para quê?

Em época de chuva, veja 4 dicas para lidar com alagamentos

Com medidas simples, motoristas podem dirigir com segurança e evitar contratempos em dias de chuva ou tempestades

1 minuto, 48 segundos de leitura

22/02/2022

Por: Redação Mobilidade

alagamentos
Ponto de alagamento na Eusébio Matoso, em São Paulo. Foto: Mílton Jung/Creative Commons

Verão é tempo de praia, festas, sol, calor e, em 2022, a temporada está especialmente marcada pela intensidade das chuvas. Em janeiro, por exemplo, a cidade de São Paulo enfrentou 27 dias com precipitações, 20 deles com estado de alerta para alagamentos, segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências da cidade de São Paulo (CGESP). Para ajudar os  motoristas a dirigirem com segurança em dias de chuvas e tempestades, listamos quatro dicas para lidar com alagamentos. 

Planeje o trajeto antes

Planejar seu trajeto é decisivo para sua segurança e para a manutenção do seu automóvel. Alguns pontos de alagamentos são conhecidos e também podem ser encontrados em pesquisa na internet. 

Avalie o nível da água

Na ânsia de chegar em casa, no trabalho ou a algum compromisso, alguns motoristas insistem em passar por áreas já alagadas, o que aumenta o risco de incidentes. Uma dica é observar os carros que passaram antes e avaliar o nível d’água. Caso elas ultrapassem o centro da roda do carro, a dica é não avançar e esperar a água daquela região baixar. Quando o nível baixar e for segura a travessia, mantenha a aceleração constante, em baixa velocidade.

Não religue o carro no meio do alagamento

Caso seu carro tenha “morrido”, não tente religá-lo. Situações como essa podem causar calço hidráulico, travando o motor. Caso isso aconteça, será necessário recuperar o motor em uma retífica, gerando um alto custo de reparo.

Leve o carro para revisão, após passar por um alagamento

O mecânico avaliará melhor possíveis danos ou até mesmo será capaz de indicar algumas medidas preventivas. Caso tenha entrado água no seu carro ou no porta-malas, indica-se a higienização de todos os componentes que possam ter tido contato com a água suja. “A manutenção é fundamental especialmente após passar por situações incomuns, como um alagamento. Estar atento aos sinais que o carro apresenta é importante para evitar grandes gastos e até mesmo a perda do automóvel”, fala o CEO do aplicativo Zul+, André Brunetta. 

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login