Em um ano, contorno viário de Florianópolis reduziu tempo de viagem em 50%
Redução expressiva nos acidentes de trânsito na Grande Florianópolis também é destaque da obra rodoviária, inaugurada há um ano

O Contorno Viário da Grande Florianópolis, maior obra de infraestrutura rodoviária da região, completou um ano de operação com resultados expressivos em mobilidade e segurança. Desde a inauguração, em 9 de agosto de 2024, mais de 4 milhões de veículos já trafegaram pelos 50 quilômetros de pista dupla operados pela concessionária Arteris Litoral Sul.
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O investimento de R$ 3,9 bilhões carregou a expectativa de desafogar o tráfego urbano da BR-101 e impulsionar o desenvolvimento regional. Dessa forma, a obra beneficia diretamente cerca de 1,1 milhão de pessoas. A nova rodovia federal, anexa à BR-101, conecta Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça.
O trajeto começa no km 177, entre Governador Celso Ramos e Biguaçu, e termina no km 220, em Palhoça. Aliás, com média diária de 12.410 veículos, sendo metade formada por caminhões e carretas, o tráfego aumentou 50% em relação aos primeiros dias de operação.
Conforme a Arteris, a migração do fluxo de longa distância foi determinante para reduzir em até 50% o tempo de deslocamento em horários de pico. Além disso, diminuiu 14% os acidentes no trecho urbano da BR-101, de acordo com dados da concessionária.
“O contorno tem sido fundamental para retirar o fluxo pesado do tronco principal da BR-101 e permitir que a população realize seus deslocamentos diários com mais rapidez e segurança”, afirma Cesar Sass, diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul.
Foco logístico do contorno viário
Pensado como corredor expresso, o contorno viário não atende pedestres ou ciclistas e não comporta paradas de ônibus. Por isso, o acesso pode ocorrer por seis trevos, com os principais entroncamentos localizados na BR-101 (norte, entre Governador Celso Ramos e Biguaçu). Na BR-282 e na extremidade sul, na BR-101 em Palhoça. Há ainda conexões pela SC-407, em Antônio Carlos, e pela SC-281, em São José.
A infraestrutura inclui:
- 50 km de pistas duplicadas;
- 6 trevos de acesso;
- 21 passagens em desnível para o trânsito local;
- 4 túneis duplos com controle operacional automatizado;
- 25 passagens de fauna monitoradas.
De acordo com a concessionária, a operação é coordenada por um Centro de Controle Operacional 24 horas, com sistemas inteligentes de monitoramento para resposta rápida a ocorrências.
Reconhecimento nacional
O projeto foi vencedor do Prêmio ANTT Destaques 2024 na categoria “Engenharia”. Portanto, o reconhecimento consolidou o Contorno Viário de Florianópolis como uma das mais importantes obras de mobilidade urbana do país.
Para o segundo ano de funcionamento, a expectativa é de que o volume diário chegue a 30 mil veículos. Desses, 18 mil devem ser caminhões.
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