O iFood, em parceria com a Tembici, empresa de micromobilidade, anuncia a expansão do projeto que oferece aluguel de bicicleta para entregadores. Em breve o iFood Pedal disponibilizará mais de 2.500 e-bikes em seis capitais brasileiras: Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), além das atuais São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
A iniciativa completou um ano com o marco de mais de um milhão de entregas realizadas de bicicletas no delivery. A escolha das novas cidades foi feita com base em pesquisas, escuta de entregadores e estudos de demandas. A empresa quer alcançar a realização de 50% dos pedidos de delivery em modais não poluentes até 2025.
“O projeto foi cocriado com entregadores parceiros e se provou sustentável e alinhado com o impacto operacional, ambiental e social que queríamos alcançar. Vimos consumidores e restaurantes atendidos de forma mais eficiente e os entregadores satisfeitos, com ganhos líquidos maiores que modais mais tradicionais, como motos”, explica Fernando Martins, Head de Inovação e Logística do iFood.
Neste primeiro ano de iFood Pedal foram mais de 13 mil entregadores cadastrados para usar e-bikes e bikes convencionais compartilhadas, evitando a emissão de 271 toneladas de CO2 na atmosfera. Em 2020, o iFood Pedal ganhou o prêmio de “Inovação do Ano” no prêmio Estadão Mobilidade.
Para Tomás Martins, CEO e co-fundador da Tembici, “investir neste modal e fomentar o delivery por bicicleta é contribuir diretamente para cidades mais inteligentes e sustentáveis”. “A bike elétrica expande a possibilidade de uso diário uma vez que facilita deslocamentos mais longos e com diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala”, explica.
De acordo com o iFood, os bikers entregadores recebem rotas mais curtas, para otimizar ganhos e tempo de deslocamento. Há mecanismos que delimitam o raio de entrega para cada restaurante e identificam quem estiver mais próximo.
As bicicletas elétricas possuem pedal assistido, ou seja, o motor é acionado quando a bike é pedalada, sem acelerador, tornando a bike mais leve. O modal tem velocidade limitada a 25 km/h e bateria com autonomia de 60km.
Por enquanto, o projeto está disponível apenas em São Paulo e Rio de Janeiro. Para realizar entregas, os interessados deverão acessar a seção “iFood Pedal” no app iFood para Entregador. Lá, encontrarão mais detalhes sobre o projeto, realizar cadastro e escolher um plano.
As bikes podem ser utilizadas em períodos de até quatro horas em São Paulo, e até duas horas no Rio de Janeiro, com plano mensal (R$34,90) e semanal (R$9,90). No caso de tempo adicional, é acrescido um valor por tempo de uso. Os entregadores parceiros também podem utilizar as bicicletas compartilhadas da Tembici.
Os entregadores do modal também contam com seguro de acidentes pessoais custeado pelo iFood em parceria com a seguradora MetLife e a farmacêutica MDS, que fornece descontos na compra de medicamentos. A iniciativa cobre despesas médicas e odontológicas e oferece uma garantia financeira para a família em caso de acidentes. O seguro vale durante o período em que os parceiros estiverem logados na plataforma e também no “retorno para casa”, válido por duas horas ou num trajeto de até 30 quilômetros do local da última entrega.
Além das bikes, serão disponibilizados aos entregadores equipamentos de proteção, como capacetes e bags, assim como pontos de apoio, equipados com filtros de água, banheiros, mesas, micro-ondas, pontos de recarga de celular e espaço de descanso. Eles também podem fazer o curso Pedal Responsa, realizado em parceria com o Instituto Aromeiazero, que oferece conteúdos como: cuidados e responsabilidades ao pedalar, comunicação com cliente, prevenção ao coronavírus e saúde. Ao concluir o curso, o entregador recebe certificado e um kit com garrafa de água, carregador de celular portátil, jaqueta e camisa com proteção UV.