Empresa opera ônibus automatizado a cerca de 2 mil km

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Empresa opera ônibus automatizado a cerca de 2 mil km de distância

Por: Redação Mobilidade Estadão . Há 1 min
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Empresa opera ônibus automatizado a cerca de 2 mil km de distância

Operação aconteceu nos Estados Unidos; ônibus percorria um trajeto no Estado de Michigan, enquanto operador estava na Flórida

2 minutos, 17 segundos de leitura

02/07/2025

Caso necessário, operador consegue assumir condução de ônibus automatizado a qualquer momento. Foto: Divulgação/ Adaltec
Caso necessário, operador consegue assumir condução de ônibus automatizado a qualquer momento. Foto: Divulgação/ Adaltec

Um ônibus elétrico automatizado circulou no campus da Universidade Estadual de Michigan (MSU), no norte dos Estados Unidos. O mais impressionante é que o piloto estava localizado a mais de 1.900 quilômetros de distância, em Boca Raton, na Flórida. A operação marca um feito inédito na indústria da mobilidade automatizada, conforme as empresas envolvidas.

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A experiência foi realizada em parceria entre a Guident Corporation e a Adastec Corp. De acordo com as empresas, a operação representa uma marco. Esta é a primeira vez que um ônibus de grande porte com tecnologia de direção autônoma de Nível 4 (SAE) é teleoperado remotamente em um ambiente de trânsito real.

Ônibus automatizado para mais segurança

O veículo vem com a plataforma flowride.ai, da Adastec, que realiza a maior parte da condução de forma automatizada. Portanto, quando o sistema encontra situações fora do padrão, os chamados edge cases, o operador humano assume o controle remotamente. Isso acontece a partir do centro de monitoramento da Guident, o RMCC (Remote Monitor and Control Center).

“Esse resultado é um marco importante para um transporte autônomo seguro e escalável. A assistência remota não é apenas um recurso, é essencial em qualquer programa de veículo autônomo”, afirma Harald Braun, CEO da Guident. “Com pessoas capacitadas apoiando o sistema de onde estiverem, conseguimos resolver rapidamente imprevistos e aumentar a segurança.”

Operação em tempo real

Aliás, a Adasatec já havia sido a primeira empresa a operar um ônibus autônomo de grande porte em vias públicas com tráfego misto nos Estados Unidos. Porém, com o apoio da Guident, o projeto amplia suas possibilidades técnicas e reforça a viabilidade da operação em escala.

“Esse marco mostra como a combinação entre nossa plataforma de direção automatizada e o suporte remoto da Guident pode acelerar o avanço do transporte público automatizado”, explica Cemre Kavvasoglu, diretor de produto da Adastec na América do Norte. “O apoio humano em tempo real nos casos extremos melhora a segurança e torna a operação mais confiável.”

A proposta das empresas é oferecer uma alternativa segura, econômica e escalável para o transporte público nas cidades. Para isso, elas utilizam veículos autônomos supervisionados por humanos à distância. Conforme os responsáveis pela iniciativa, o avanço técnico abre caminho para um futuro em que transporte automatizado e remoto avancem nos centros urbanos.

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