Empresa opera ônibus automatizado a cerca de 2 mil km de distância
Operação aconteceu nos Estados Unidos; ônibus percorria um trajeto no Estado de Michigan, enquanto operador estava na Flórida

Um ônibus elétrico automatizado circulou no campus da Universidade Estadual de Michigan (MSU), no norte dos Estados Unidos. O mais impressionante é que o piloto estava localizado a mais de 1.900 quilômetros de distância, em Boca Raton, na Flórida. A operação marca um feito inédito na indústria da mobilidade automatizada, conforme as empresas envolvidas.
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A experiência foi realizada em parceria entre a Guident Corporation e a Adastec Corp. De acordo com as empresas, a operação representa uma marco. Esta é a primeira vez que um ônibus de grande porte com tecnologia de direção autônoma de Nível 4 (SAE) é teleoperado remotamente em um ambiente de trânsito real.
Ônibus automatizado para mais segurança
O veículo vem com a plataforma flowride.ai, da Adastec, que realiza a maior parte da condução de forma automatizada. Portanto, quando o sistema encontra situações fora do padrão, os chamados edge cases, o operador humano assume o controle remotamente. Isso acontece a partir do centro de monitoramento da Guident, o RMCC (Remote Monitor and Control Center).
“Esse resultado é um marco importante para um transporte autônomo seguro e escalável. A assistência remota não é apenas um recurso, é essencial em qualquer programa de veículo autônomo”, afirma Harald Braun, CEO da Guident. “Com pessoas capacitadas apoiando o sistema de onde estiverem, conseguimos resolver rapidamente imprevistos e aumentar a segurança.”
Operação em tempo real
Aliás, a Adasatec já havia sido a primeira empresa a operar um ônibus autônomo de grande porte em vias públicas com tráfego misto nos Estados Unidos. Porém, com o apoio da Guident, o projeto amplia suas possibilidades técnicas e reforça a viabilidade da operação em escala.
“Esse marco mostra como a combinação entre nossa plataforma de direção automatizada e o suporte remoto da Guident pode acelerar o avanço do transporte público automatizado”, explica Cemre Kavvasoglu, diretor de produto da Adastec na América do Norte. “O apoio humano em tempo real nos casos extremos melhora a segurança e torna a operação mais confiável.”
A proposta das empresas é oferecer uma alternativa segura, econômica e escalável para o transporte público nas cidades. Para isso, elas utilizam veículos autônomos supervisionados por humanos à distância. Conforme os responsáveis pela iniciativa, o avanço técnico abre caminho para um futuro em que transporte automatizado e remoto avancem nos centros urbanos.
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