Entenda como vai funcionar o bonde urbano com trilho ‘virtual’ lançado no Paraná
Veículo se move por indução magnética, dispensando trilhos e outras obras de infraestrutura

O Bonde Urbano Digital (BUD), é um meio de transporte que combina características de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e de um Bus Rapid Transit (BRT). Mas no lugar de trilhos convencionais, ele utiliza indução magnética para se locomover, ou o que tem sido chamado de trilho virtual.
Primeiro do tipo a ser lançado no Brasil, ele vai funcionar na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. Ele fará o trajeto entre os municípios de Pinhais e Pirquara. A previsão é de que o serviço passe a operar em novembro deste ano.
O BUD, diferentemente do VLT, por exemplo, dispensa a estrutura convencional dos bondes, se guiando no asfalto pela tecnologia de indução magnética.
O veículo foi fabricado pela empresa chinesa CRRC Nanjing Puzhen. Ele é elétrico, movido com pneus que seguem por um caminho com marcadores magnéticos ao longo do trajeto, além de sensores no asfalto. Por esse motivo, dispensa os trilhos, mesmo sendo uma espécie de bonde.
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Equipamentos e sistema BUD
O Bonde Urbano Digital possui 30 metros de comprimento e terá capacidade para até 280 passageiros. Com ar-condicionado e operação bidirecional, a velocidade de deslocamento supera a dos ônibus convencionais do sistema paranaense, chegando a até 70 km/h, em comparação aos 60 km/h do sistema BRT.
Além disso, o BUD possui rastreamento automático e seu sistema contará com sensores, radares e vídeo, como ferramentas de segurança.
O veículo conta com baterias de íons de lítio de 600 kWh e consegue ser carregado nas estações por pantógrafos aéreos, os mesmos dispositivos instalados no teto de trens e bondes elétricos para coletar energia elétrica da rede aérea.
O veículo leva 12 minutos para atingir a carga completa, com autonomia de até 40 quilômetros de operação contínua. De acordo com o Governo do Paraná, a tecnologia também está preparada para, futuramente, operar com hidrogênio.


Fase de testes e adaptação
De acordo com o Governo do Paraná, o pavimento da linha Pinhais-Piraquara na Grande Curitiba recebeu instalações dos sensores magnéticos de alta precisão, responsáveis por determinar o caminho a ser seguido. O projeto também prevê a adaptação dos terminais de ônibus com sinalizações específicas.
Os investimentos para a instalação do novo meio de transporte foram de cerca de R$ 6 milhões.
A rota percorrida pelo veículo sairá do Terminal de Pinhais, passando pela Avenida Ayrton Senna da Silva e a Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel até chegar ao Terminal São Roque, em Piraquara, de maneira direta, em uma extensão de cerca de 10 quilômetros.
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