Voltar
Connected Smart Cities

Especialistas apresentam plano de cidades inteligentes na BA

Iniciativa em Salvador faz parte das ações da 7ª edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece entre 1º e 3 de setembro

09/02/2021 - 2 minutos, 45 segundos


Especialistas apresentam plano de cidades inteligentes na BA
Foto: Getty Images

Em 23 de fevereiro, o Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta que fomenta o tema por meio de uma plataforma e diversos eventos ao longo do ano, realiza o Encontro Regional Salvador, na Bahia, para debater sobre as iniciativas e estratégias de cidades inteligentes na cidade. A edição conta com a parceria da SPIn Soluções Públicas Inteligentes e marca a abertura da agenda de eventos regionais da plataforma para 2021, em todas as capitais do Brasil.

Leia mais:
Hora de capacitar técnicos para os carros do futuro
Projetos e parcerias movimentam as montadoras
Projetista cria moto Yamaha movida a água

O encontro acontece ao vivo, em formato virtual, e reunirá diversos especialistas no assunto. A programação irá abordar indicadores de desenvolvimento da cidade, no contexto do Ranking Connected Smart Cities, e a apresentação do Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) de Salvador, lançado no início de 2020, que transforma Salvador na primeira capital brasileira a ter um documento do tipo.

“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para cidades e mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como em Salvador, teremos uma agenda importante nas demais capitais e o envolvimento de vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Trabalho para a sociedade

Vitor Amuri, sócio e diretor de projetos da SPIn Soluções Públicas Inteligentes, representante do Consórcio Salvador Smart City, enfatiza que o desenvolvimento das cidades precisa refletir os anseios da população e, por meio das tecnologias, servem de meio para melhorar a qualidade de vida.

“Buscamos, em Salvador, interpretar esses anseios da população, organizá-los de um modo racional, levando em consideração todos os potenciais e limitações da cidade, definindo objetivos e metas para um horizonte de 30 anos, de modo a maximizar continuamente seis ‘propósitos de sustentabilidade’, intimamente ligados aos objetivos do desenvolvimento sustentável”, diz Amuri. São eles: atratividade, bem-estar, coesão social, preservação do meio ambiente, resiliência e uso responsável dos recursos. “Nos próximos anos, todos os investimentos da gestão pública da cidade em tecnologia serão massivos, devendo, necessariamente, se inspirar nesses propósitos”, completa.

Indicadores

Salvador se destacou no Ranking Connected Smart Cities, que avalia as cidades em 11 eixos e 70 indicadores. “A capital baiana melhorou 12 posições em 2020, na comparação com o ano anterior, com destaque para mobilidade, urbanismo, governança, empreendedorismo e tecnologia e inovação. Como toda cidade brasileira, ela ainda possui pontos a evoluir, e o desenvolvimento do seu ‘Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente’ é um dos seus principais aliados”, enfatiza Willian Rigon, sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems.

Participam do evento Ivan Euler Pereira de Paiva, diretor de resiliência da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Salvador; Cláudio Maltez, diretor técnico da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel); e Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login