Estação Varginha é inaugurada após 10 anos de atraso.

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Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, é inaugurada após 10 anos de atraso

Por: Luis Antonio Souza . Há 2 dias
Mobilidade para quê?

Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, é inaugurada após 10 anos de atraso

Com investimento de R$ 960 milhões, Estação Varginha é entregue com terminal de ônibus e passarela de acesso ainda em construção; por enquanto, estação funcionará em horário reduzido

5 minutos, 22 segundos de leitura

27/01/2025

Estação Varginha
Após sucessivos atrasos, nova estação é entregue parcialmente, sem passarela, bicicletário e terminal de ônibus concluído. Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo

Na segunda-feira, 27, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), inaugurou a nova Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, atualmente operada pela ViaMobilidade. A nova estação ocupa a mesma área da estação homônima desativada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em 2001.

Sendo assim, a nova Estação Varginha integra um projeto de expansão que inclui também a Estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, ambas localizadas no extremo sul da capital paulista.

De acordo com o RE (Relatório de Empreendimentos) da CPTM de dezembro de 2024, a expectativa é que a estação atenda cerca de 50 mil pessoas nos dias úteis. Mas não agora. Por enquanto, a Estação Varginha irá funcionar com operação assistida. Ou seja, em horário reduzido durante 90 dias, das 10h às 14h, de segunda a sexta, e de forma gratuita.

O que é a Linha 9-Esmeralda?

A Linha 9-Esmeralda possui 37,3 km de extensão, interligando Osasco, na região metropolitana de São Paulo, até a Estação Bruno Covas-Mendes-Vila Natal, no extremo sul de São Paulo.

Agora, com 1,8 km de extensão entre a penúltima estação e Varginha, a nova parada torna-se a 21ª estação e retorna à população após 23 anos.

O trajeto da Linha 9-Esmeralda percorre toda a extensão da Marginal Pinheiros e passa por divrsos bairros da cidade, como Vila Olímpia, Santo Amaro, Morumbi, Socorro e Grajaú. Inaugurada em 1957 pela antiga Estrada de Ferro Sorocabana, o ramal era conhecido como Linha C – Celeste e partia da Estação Júlio Prestes, no centro da cidade.

A nova Estação Varginha

Com infraestrutura total de 5 mil m², a nova estação Varginha oferece conforto e segurança aos usuários. A parada conta com dois elevadores, quatro escadas rolantes e quatro fixas, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e rota tátil.

Leia também: Estação Varginha: rocha faz CPTM adiar entrega

Consequentemente, moradores dos bairros de Parelheiros, Jardim Mirna, Jardim Guanabara, Jardim Campinas e Jardim Novo Horizonte serão beneficiados com a nova estação.

Operação assistida funcionará por, pelo menos, 90 dias, de segunda a sexta e passagem gratuita. Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

Estação Varginha não tem paradas de ônibus próximas

O Mobilidade Estadão identificou uma dificuldade que os passageiros podem enfrentar: após o desembarque, eles terão que percorrer quase 1,3 km até o terminal de ônibus Varginha. Sendo assim, isso ocorre porque uma das passarelas com saída para a Av. Paulo Guilguer Rosemberg, que dá acesso a um ponto de ônibus, ainda não foi concluída.

Além disso, a outra saída, localizada na Av. Nathália Pereira da Silva, também não oferece um ponto de ônibus próximo.

Em nota, a CPTM diz que entregará o Acesso Oeste no primeiro trimestre de 2025. A SPTrans, em nota, informou que “11 linhas municipais fazem o atendimento na região da nova estação, com embarque na Av. Paulo Guilguer Reimberg, 891, em que permite a integração com o Terminal Varginha”. No entanto, não explicou sobre a criação de novos pontos.

Por que a Estação Varginha demorou tanto para ficar pronta?

A CPTM investiu R$ 952 milhões (último valor atualizado em 2025) na ampliação do trecho de 4,5 km que separa a Estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal da Estação Varginha, em dois pátios de manobras (Pátio Grajaú e Pátio Varginha), em subestações de energia, no reforço da rede aérea, em dois bicicletários e na criação de passarelas e viadutos.

Contudo, a expansão da Linha 9-Esmeralda sofreu diversos atrasos, resultando em construções abandonadas e causou o encarecimento dos contratos. Em 2013, as obras começaram com o valor inicial de R$ 350 milhões, provenientes de recursos do Estado, com prazo de 18 meses e promessa de entrega para 2015.

Entretanto, a realidade foi diferente. O empreendimento prorrogou-se por 39 meses e as obras paralisaram antes do término.

A paralisação ocorreu porque, em 2016, o contrato que a gestão do então governador Geraldo Alckmin (na época no PSDB) assinou em 2013 com as empresas vencedoras da licitação precisou ser rompido.

Adicionalmente, o repasse de R$ 500 milhões do PAC da Mobilidade (Programa de Aceleração do Crescimento), que correspondia a 60% do repasse federal, foi bloqueado.

O bloqueio ocorreu devido à inadequação do governo às exigências do Ministério das Cidades, o que exigiu a reformulação dos contratos e a retomada com uma nova licitação. Em 2017, a obra custou R$ 790 milhões.

Em 2019, anunciou-se a retomada do empreendimento com um novo valor: R$ 945 milhões. Mas foi somente em 2020 que as obras prosseguiram na estação Bruno Covas-Mendes-Vila Natal, que foi inaugurada em agosto de 2021, durante a gestão do então governador João Doria (PSDB). A operação assistida durou 6 meses; Varginha, por outro lado, permaneceu sem previsão de entrega.

Finalmente, na gestão Tarcísio (Republicanos), a entrega da Estação Varginha, antes prevista para 2024, foi postergada para janeiro de 2025, devido à incapacidade dos equipamentos elétricos de suportar as passagens dos trens.

Durante a inauguração da estação, o governador Tarcísio de Freitas explicou que mesmo com vários problemas durante a execução

Leia também: Bilheterias da CPTM e ViaMobilidade terão novos horários de funcionamento

Quando será inaugurado o novo Terminal de Ônibus Varginha?

O novo Terminal de Ônibus Varginha recebeu um aporte da SPTrans de R$ 88,2 milhões conforme o RE (Relatório de Empreendimentos) da CPTM de 2024, mas ainda encontra-se em construção.

Quatro fotos que mostram as obras do novo terminal de ônibus Varginha e a primeira foto acima, à esquerda, é do trem estacionando na Estação Varginha
Imagens das obras que antecedem à inauguração da Estação Varginha. Fotos: Divulgação/CPTM

A previsão é que ela seja concluída no segundo semestre de 2026. A CPTM também afirma que a obra atenderá 10 mil passageiros por dia. O novo terminal terá outra passarela que fará interligação com a estação, além de plataformas para embarque e desembarque e recursos de acessibilidade.

Questionamos a SPTrans sobre o funcionamento do novo terminal e em nota disse que “quando estiver com a sua operação plena, 15 linhas municipais irão passar pelo futuro Terminal Varginha, localizado ao lado da Estação Varginha da linha 9-Esmeralda, inaugurada hoje”.

Leia também: Estações Morumbi e Jurubatuba da Linha 9-Esmeralda passam a ter nomes de marcas

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