Expansão da Linha 2-Verde do Metrô de SP será escavada com o maior ‘tatuzão’ da América Latina
Equipamento já está pronto e deve ser enviado ao Brasil ainda este ano
Na última sexta-feira (21) foi revelada a nova tuneladora que será utilizada na segunda fase de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, que vai da Penha a Guarulhos, totalizando 7 quilômetros de extensão. Segundo as especificações, o equipamento será o maior do tipo na América Latina, superando a tuneladora Cora Coralina em 500 kg.
Fabricada pela empresa chinesa CREG (China Railway Engineering Equipment Group), o novo tatuzão foi oficialmente apresentado ao Metrô em evento realizado na China na sexta, 21 de novembro. O equipamento tem 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e 2.600 toneladas, superando o atual equipamento conhecido como Cora Coralina, que pesa 2.100 toneladas.
Leia mais: Conheça as cinco linhas de ônibus mais extensas da cidade de São Paulo
As nova tuneladora possui tecnologia para avanços em tipos diferentes de terrenos, com média de avanços em 15 m/dia em terra e 10 m/dia em pedra. O equipamento será enviado ainda este ano da China e tem previsão de chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2026.
O início das escavações está previsto para o primeiro semestre do ano que vem, contando assim com duas tuneladoras simultâneas nas obras de expansão da Linha 2-Verde.
Fase 2 da expansão da Linha 2-Verde
O novo tatuzão será responsável pelas escavações da estação da Penha até Guarulhos. Esse trajeto faz parte da segunda fase de expansão da Linha 2-Verde, que já tem obras de aumento do número de estações e comprimento até a Penha, integrando-se com a Linha 3-Vermelha.
Leia também: Caminhão elétrico cruza Brasil de Sul a Norte com 91 recargas
A pirmeira fase ligará a Vila Prudente até a Penha com 8 novas estações e fará da Linha 2-Verde a mais extensa do transporte metroviário de São Paulo com 23 km de comprimento. A expectativa do governo de São Paulo é que esse novo trajeto beneficie até 1,2 milhão pessoas por dia. O projeto tem como objetivo reduzir os tempos de deslocamento da zona leste para regiões mais centrais da capital paulista.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários