Golpe do brinde praticado por falsos entregadores: saiba como não cair nele
Febraban orienta usuários a nunca digitarem senha em máquinas com o visor danificado, nem entregar o cartão na mão de outra pessoa; confira outras dicas de segurança
3 minutos, 20 segundos de leitura
09/10/2023
Por: Daniela Saragiotto
![Golpe do falso brinde de entregadores de delivery. Foto Getty Images Golpe do falso brinde de entregadores de delivery. Foto Getty Images](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2023/10/GettyImages-1158056687.jpg)
Um novo golpe tem sido praticado por falsos moto entregadores na capital paulista, causando prejuízo para muitas pessoas.
Chamado de golpe do falso brinde ou falso presente de aniversário, ele é operado por criminosos que se passam por entregadores e, em geral, acontece no aniversário da vítima ou em datas comemorativas.
Os bandidos entram em contato com a vítima, normalmente por mensagem, informam que há um presente para entregar e insistem que a entrega seja feita pessoalmente.
Assim, na entrega, o falso entregador dá algo para a vítima como flores ou cosméticos, alegando não saber quem realmente enviou o presente de aniversário. E pedem para que a pessoa pague uma taxa de entrega com o cartão.
Como acontece o golpe
Na sequência, o falso entregador pode entregar uma maquininha com o visor danificado ou faz algo que impossibilite o cliente ver qual o real valor cobrado na tela, desviando sua atenção na hora de digitação da senha.
Também é comum que o criminoso peça que o cliente digite a senha no campo destinado ao valor, permitindo que o bandido descubra o código secreto.
De posse da senha do cliente, os criminosos podem pedir várias outras coisas, como alegar que a primeira transação deu erro e pedir para que ele digite em outra máquina — acarretando outro débito para o cliente.
Também há situações em que os falsos entregadores pegam o cartão da mão do cliente e saem correndo, já que decoraram a senha.
Dicas para evitar o golpe
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é importante reforçar que o campo de senha deve mostrar apenas asteriscos quando o cliente digita, e não os números reais do código do cliente.
Isso quer dizer que se o cliente começar a digitar sua senha e ver os números, precisa parar imediatamente.
Veja, a seguir, mais dicas da Febraban para não cair no golpe do o falso brinde ou falso presente de aniversário:
- Nunca aceite presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente mandou;
- Não forneça dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções e é preciso ter muito cuidado ao preencher qualquer cadastro na internet;
- Não digite a senha do cartão em máquinas com visor danificado ou que não seja possível enxergar o valor que está sendo cobrado;
- No campo da senha devem aparecer asteriscos para que mais ninguém consiga visualizar o código pessoal; caso digite e apareçam números, pare imediatamente a transação;
- Ao fazer compras em apps, desconfie quando receber contatos por telefone ou até mesmo se o entregador se apresentar dizendo que houve um problema e que o valor precisa ser pago diretamente na maquininha para ele – e não no aplicativo, como usualmente é feito;
- Nunca entregue o cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento, pois esse procedimento deve ser feito sempre pelo titular do cartão;
- Ao digitar a senha, garanta que ela não esteja visível para qualquer pessoa ao redor;
- Ative o serviço de SMS e de mensagens de alerta para qualquer transação realizada, disponibilizados pelos bancos. Dessa forma a pessoa consegue saber imediatamente que foi vítima de um golpe;
- No caso de o cliente ter sido vítima de algum crime, notifique imediatamente o banco para que medidas de segurança sejam adotadas, como bloqueio do app e senha de acesso; quanto mais rápido acontecer essa comunicação, maior será a possibilidade de recuperação do valor;
- E, por fim, registre um boletim de ocorrência caso tenha sido vítima de golpe.
A Febraban informa ainda que cada instituição financeira tem sua própria política de análise e devolução considerando as evidências dos clientes e informações das transações realizadas.
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