Golpe do brinde praticado por falsos entregadores: saiba como não cair nele | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Golpe do brinde praticado por falsos entregadores: saiba como não cair nele

Por: Daniela Saragiotto . 09/10/2023
Mobilidade para quê?

Golpe do brinde praticado por falsos entregadores: saiba como não cair nele

Febraban orienta usuários a nunca digitarem senha em máquinas com o visor danificado, nem entregar o cartão na mão de outra pessoa; confira outras dicas de segurança

3 minutos, 20 segundos de leitura

09/10/2023

Por: Daniela Saragiotto

Golpe do falso brinde de entregadores de delivery. Foto Getty Images
Orientação é não digitar a senha em máquinas com visor danificado ou que não seja possível enxergar o valor que está sendo cobrado. Foto: Getty Images

Um novo golpe tem sido praticado por falsos moto entregadores na capital paulista, causando prejuízo para muitas pessoas.

Chamado de golpe do falso brinde ou falso presente de aniversário, ele é operado por criminosos que se passam por entregadores e, em geral, acontece no aniversário da vítima ou em datas comemorativas.

Os bandidos entram em contato com a vítima, normalmente por mensagem, informam que há um presente para entregar e insistem que a entrega seja feita pessoalmente.

Assim, na entrega, o falso entregador dá algo para a vítima como flores ou cosméticos, alegando não saber quem realmente enviou o presente de aniversário. E pedem para que a pessoa pague uma taxa de entrega com o cartão.

Como acontece o golpe

Na sequência, o falso entregador pode entregar uma maquininha com o visor danificado ou faz algo que impossibilite o cliente ver qual o real valor cobrado na tela, desviando sua atenção na hora de digitação da senha.

Também é comum que o criminoso peça que o cliente digite a senha no campo destinado ao valor, permitindo que o bandido descubra o código secreto.

De posse da senha do cliente, os criminosos podem pedir várias outras coisas, como alegar que a primeira transação deu erro e pedir para que ele digite em outra máquina — acarretando outro débito para o cliente.

Também há situações em que os falsos entregadores pegam o cartão da mão do cliente e saem correndo, já que decoraram a senha.

Dicas para evitar o golpe

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é importante reforçar que o campo de senha deve mostrar apenas asteriscos quando o cliente digita, e não os números reais do código do cliente.

Isso quer dizer que se o cliente começar a digitar sua senha e ver os números, precisa parar imediatamente.

Veja, a seguir, mais dicas da Febraban para não cair no golpe do o falso brinde ou falso presente de aniversário:

  1. Nunca aceite presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente mandou;
  2. Não forneça dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções e é preciso ter muito cuidado ao preencher qualquer cadastro na internet;
  3. Não digite a senha do cartão em máquinas com visor danificado ou que não seja possível enxergar o valor que está sendo cobrado;
  4. No campo da senha devem aparecer asteriscos para que mais ninguém consiga visualizar o código pessoal; caso digite e apareçam números, pare imediatamente a transação;
  5. Ao fazer compras em apps, desconfie quando receber contatos por telefone ou até mesmo se o entregador se apresentar dizendo que houve um problema e que o valor precisa ser pago diretamente na maquininha para ele – e não no aplicativo, como usualmente é feito;
  6. Nunca entregue o cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento, pois esse procedimento deve ser feito sempre pelo titular do cartão;
  7. Ao digitar a senha, garanta que ela não esteja visível para qualquer pessoa ao redor;
  8. Ative o serviço de SMS e de mensagens de alerta para qualquer transação realizada, disponibilizados pelos bancos. Dessa forma a pessoa consegue saber imediatamente que foi vítima de um golpe;
  9. No caso de o cliente ter sido vítima de algum crime, notifique imediatamente o banco para que medidas de segurança sejam adotadas, como bloqueio do app e senha de acesso; quanto mais rápido acontecer essa comunicação, maior será a possibilidade de recuperação do valor;
  10. E, por fim, registre um boletim de ocorrência caso tenha sido vítima de golpe.

A Febraban informa ainda que cada instituição financeira tem sua própria política de análise e devolução considerando as evidências dos clientes e informações das transações realizadas.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login