Vai ter greve na CPTM? Saiba o que o Sindicato dos Ferroviários decidiu
Em assembleia realizada nesta terça-feira, na sede do sindicato, os funcionários da CPTM votaram sobre paralisação de três linhas

Em assembleia realizada no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil (STEFZCB), na noite de terça-feira, 25, foi decidido por 24 contra 23 votos, que a greve na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prevista para amanhã foi cancelada.
Os funcionários previam paralisar as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM a partir das 0h00 de quarta-feira, 26. Mas, em vez da paralisação, os ferroviários preferiram fazer a ação chamada de ‘Cláusula de Paz’.
A ação, que começa às 0h do dia 26 e encerra no dia 28, sexta-feira, mesmo dia do leilão para a concessão do Lote do Alto Tietê, na B3, propõe que, em forma de protesto, os funcionários retirem seus uniformes e vistam camisetas pretas. Eles são contra o processo de privatização das linhas, pois entendem que isso pode precarizar os serviços oferecidos à população, além de causar desemprego entre os ferroviários.
No entanto, a entidade afirma que não está descartada a paralisação e os funcionários estão em ‘estado de greve’. Portanto, o sindicato irá dialogar com os trabalhadores até sexta-feira, 28.
Leia também: Mapa do Transporte Metropolitano de SP 2025: baixe o PDF e confira atualizações
Quantas pessoas seriam afetadas?
Se a paralisação dos funcionários fosse concretizada, prejudicaria diretamente cerca de 783 mil pessoas que utilizam essas três linhas diariamente. Além, claro, de impactar todo o sistema de transporte público da região metropolitana de São Paulo, já que sem trem muitas pessoas serão obrigadas a optar por outras formas de deslocamento, como ônibus ou carros particulares.
Segundo dados deste mês de março da própria CPTM, a Linha 11-Coral atende, em média, cerca de 523 mil passageiros nos dias úteis. A Linha 12-Safira transporta aproximadamente 260 mil pessoas. E, por fim, a Linha 13-Jade atende cerca de 25 mil usuários por dia.
Vai ter greve nos trens da CPTM?
Não. As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM terão operação normal na quarta-feira, 26. O mesmo acontecerá em relação às linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.
Também irão operar normalmente as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, concedidas à ViaMobilidade,
Todas as linhas do metrô também irão funcionar normalmente. Confira abaixo.
Leia também: Bilhete do Idoso: saiba como conseguir a primeira via
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários