Greve na CPTM? Saiba o que o Sindicato dos Ferroviários decidiu

Buscando sugestões para:


Publicidade

Vai ter greve na CPTM? Saiba o que o Sindicato dos Ferroviários decidiu

Por: Luis Antonio Souza . Há 3 dias
Mobilidade para quê?

Vai ter greve na CPTM? Saiba o que o Sindicato dos Ferroviários decidiu

Em assembleia realizada nesta terça-feira, na sede do sindicato, os funcionários da CPTM votaram sobre paralisação de três linhas

2 minutos, 18 segundos de leitura

25/03/2025

Trem da CPTM Linha 7-Rubi
Apenas três linhas da CPTM transportam, em média, cerca de 783 mil passageiros nos dias úteis. Foto: Divulgação/CPTM

Em assembleia realizada no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil (STEFZCB), na noite de terça-feira, 25, foi decidido por 24 contra 23 votos, que a greve na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prevista para amanhã foi cancelada.

Os funcionários previam paralisar as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM a partir das 0h00 de quarta-feira, 26. Mas, em vez da paralisação, os ferroviários preferiram fazer a ação chamada de ‘Cláusula de Paz’.

A ação, que começa às 0h do dia 26 e encerra no dia 28, sexta-feira, mesmo dia do leilão para a concessão do Lote do Alto Tietê, na B3, propõe que, em forma de protesto, os funcionários retirem seus uniformes e vistam camisetas pretas. Eles são contra o processo de privatização das linhas, pois entendem que isso pode precarizar os serviços oferecidos à população, além de causar desemprego entre os ferroviários.

No entanto, a entidade afirma que não está descartada a paralisação e os funcionários estão em ‘estado de greve’. Portanto, o sindicato irá dialogar com os trabalhadores até sexta-feira, 28.

Leia também: Mapa do Transporte Metropolitano de SP 2025: baixe o PDF e confira atualizações

Quantas pessoas seriam afetadas?

Se a paralisação dos funcionários fosse concretizada, prejudicaria diretamente cerca de 783 mil pessoas que utilizam essas três linhas diariamente. Além, claro, de impactar todo o sistema de transporte público da região metropolitana de São Paulo, já que sem trem muitas pessoas serão obrigadas a optar por outras formas de deslocamento, como ônibus ou carros particulares.

Segundo dados deste mês de março da própria CPTM, a Linha 11-Coral atende, em média, cerca de 523 mil passageiros nos dias úteis. A Linha 12-Safira transporta aproximadamente 260 mil pessoas. E, por fim, a Linha 13-Jade atende cerca de 25 mil usuários por dia.

Vai ter greve nos trens da CPTM?

Não. As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM terão operação normal na quarta-feira, 26. O mesmo acontecerá em relação às linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.

Também irão operar normalmente as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, concedidas à ViaMobilidade,

Todas as linhas do metrô também irão funcionar normalmente. Confira abaixo.

Leia também: Bilhete do Idoso: saiba como conseguir a primeira via

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login