GWM estreia na COP-30 primeiro barco a hidrogênio da América Latina
Empresa chinesa vai mostrar na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, em Belém, primeiro barco com essa tecnologia da América Laina
 
                                
Durante a COP-30 que será realizada em Belém no Pará, a empresa chinesa GWM irá estrear o primeiro barco a hidrogênio da América Latina. O projeto é resultado da colaboração entre o Grupo Náutica, JAQ, Itaipu Parquetec e a GWM Hydrogen powered by FTXT.
A embarcação, chamada de Explorer H1, terá todo o suporte realizado pela GWM Hydrogen powered by FTXT, como a operação do hidrogênio no barco. O Brasil foi o primeiro país fora da China a receber uma ação da subsidiária FTXT da GWM, firmando o País como um polo de novas energias.
Leia também: COP-30: estudo inédito investiga por que políticas de mobilidade sustentável não avançam no Brasil
“A participação na COP-30 com o barco a hidrogênio reforça o compromisso da GWM com a descarbonização e com o desenvolvimento de soluções concretas para a mobilidade sustentável, ao mesmo tempo em que fortalece nossa presença institucional no debate global sobre sustentabilidade”, destaca Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.
Durante o evento, a embarcação proporcionará uma experiência imersiva aos visitantes, demonstrando todos os sistemas de bordo, iluminação e climatização alimentados por células de hidrogêni, o que garante zero emissões de carbono, um dos principais desafios da sociedade nos dias de hoje.
O barco também contará com um auditório para atividades intitucionais e educativas, oferecendo o espaço para discussões sobre ciência, tecnologia e sustentabilidade.
Barco a hidrogênio: saiba como funciona
A tecnologia é baseada em células a combustível de hidrogênio, que geram eletricidade a partir de uma reação eletroquímica, produzindo apenas água como subproduto. Essa abordagem combina desempenho e eficiência energética, demonstrando o potencial do hidrogênio como alternativa limpa para o setor náutico.
Para a embarcação operar, foi instalado um posto de hidrogênio na cidade de Belém, abastecendo o combustível do Explorer H1, que tem eficiência entre 48% e 62% do combustível utilizado, frente a eficiência padrão de 30% proporcionada por combuistíveis fósseis.
A COP-30 ocorre do dia 10/11 até o dia 21/11 e é o centro das discussões sobre questões climáticas no mundo.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui 
                             
                                 
                                                     
                                                 
     
     
     
     
     
     
                
             
                            
0 Comentários