Harley revela nova Sportster S, com motor de 1.250 cc e 122 cv de potência

Inspirada nas motos de flat-track, nova Sportster S tem porte musculoso, reforçado pelos pneus largos e pela dupla saída de escapamento. Fotos: Divulgação/Harley-Davidson

15/07/2021 - Tempo de leitura: 2 minutos, 23 segundos

Como havia prometido, a Harley-Davidson apresentou nesta semana a nova geração da Sportster. Batizada de Sportster S, a nova custom usa o mesmo motor da aventureira Pan America, com dois cilindros em “V” e exatos 1.252 cm³ de capacidade.

O propulsor, assim como o da Pan America, tem dois cilindros em “V” a 60 graus, com arrefecimento líquido, DOHC e um sistema de comando de válvulas variável, mas traz algumas mudanças internas, focadas em proporcionar mais torque em médios regimes.

Motor V2 produz 122 cv de potência máxima a 7.500 rpm

O resultado é menos potência máxima – 122 cv ao invés dos 152 cv da Pan America – mas 12,9 kgf.m de torque, contra os 13,1 kgf.m da moto aventureira. De acordo com a Harley, a nova Sportster S oferecer cerca de 10% a mais de torque entre 3.000 e 6.000 giros.

Com visual inspirado nas motos esportivas de flat-track, modalidade na qual motos competem em um circuito oval de terra e popular nos Estados Unidos, a Sportster 1250 S tem uma silhueta musculosa. Impressão reforçada pelos largos pneus e pela dupla saída de escapamento.

Ciclística

Além de dar vida e potência à nova Sportster, o motor V2 também faz parte do chassi da moto. Com isso, a Harley conseguiu aumentar a rigidez do conjunto e diminuir o peso. A nova Sportster S marca 227 kg na balança, um valor considerado baixo para os padrões de outros modelos da Harley.

O conjunto de suspensões traz garfos telescópicos invertidos (upside-down), na dianteira; e uma balança tubular, com um único amortecedor na traseira – os componentes da grife Showa são totalmente ajustáveis.

Os freios a disco também ostentam a grife italiana Brembo e contam com sistema ABS otimizado para curvas. Aliás, a Harley não economizou em tecnologia na nova Sportster.

Além do ABS, a nova moto oferece três modos de pilotagem (Rain, Road e Sport) e controle de tração sensível à inclinação da moto.

Painel digital com tela de TFT tem conexão Bluetooth

Tudo pode ser controlado pelo novo painel, com tela TFT de 4” redonda, que ainda oferece conexão Bluetooth, por meio de um aplicativo da Harley-Davidson.

Vem para o Brasil?

A Sportster 1250 S chega à lojas da Harley-Davidson nos Estados Unidos a partir de setembro. O modelo será vendido em três opções de cores – branca, vinho e preta – pelo preço sugerido de US$ 15.000, ou seja, cerca de R$ 77.000.

A subsidiária da Harley-Davidson ainda não confirmou a vinda do modelo para o País. mas é provável que, assim como a Pan America, a nova Sportster comece a ser vendida no Brasil a partir do próximo ano.