Como havia prometido, a Harley-Davidson apresentou nesta semana a nova geração da Sportster. Batizada de Sportster S, a nova custom usa o mesmo motor da aventureira Pan America, com dois cilindros em “V” e exatos 1.252 cm³ de capacidade.
O propulsor, assim como o da Pan America, tem dois cilindros em “V” a 60 graus, com arrefecimento líquido, DOHC e um sistema de comando de válvulas variável, mas traz algumas mudanças internas, focadas em proporcionar mais torque em médios regimes.
O resultado é menos potência máxima – 122 cv ao invés dos 152 cv da Pan America – mas 12,9 kgf.m de torque, contra os 13,1 kgf.m da moto aventureira. De acordo com a Harley, a nova Sportster S oferecer cerca de 10% a mais de torque entre 3.000 e 6.000 giros.
Com visual inspirado nas motos esportivas de flat-track, modalidade na qual motos competem em um circuito oval de terra e popular nos Estados Unidos, a Sportster 1250 S tem uma silhueta musculosa. Impressão reforçada pelos largos pneus e pela dupla saída de escapamento.
Além de dar vida e potência à nova Sportster, o motor V2 também faz parte do chassi da moto. Com isso, a Harley conseguiu aumentar a rigidez do conjunto e diminuir o peso. A nova Sportster S marca 227 kg na balança, um valor considerado baixo para os padrões de outros modelos da Harley.
O conjunto de suspensões traz garfos telescópicos invertidos (upside-down), na dianteira; e uma balança tubular, com um único amortecedor na traseira – os componentes da grife Showa são totalmente ajustáveis.
Os freios a disco também ostentam a grife italiana Brembo e contam com sistema ABS otimizado para curvas. Aliás, a Harley não economizou em tecnologia na nova Sportster.
Além do ABS, a nova moto oferece três modos de pilotagem (Rain, Road e Sport) e controle de tração sensível à inclinação da moto.
Tudo pode ser controlado pelo novo painel, com tela TFT de 4” redonda, que ainda oferece conexão Bluetooth, por meio de um aplicativo da Harley-Davidson.
A Sportster 1250 S chega à lojas da Harley-Davidson nos Estados Unidos a partir de setembro. O modelo será vendido em três opções de cores – branca, vinho e preta – pelo preço sugerido de US$ 15.000, ou seja, cerca de R$ 77.000.
A subsidiária da Harley-Davidson ainda não confirmou a vinda do modelo para o País. mas é provável que, assim como a Pan America, a nova Sportster comece a ser vendida no Brasil a partir do próximo ano.