Honda XRE 300 Sahara: ficha técnica | Mobilidade Estadão | 200 a 500 cilindradas, Mercado, MotoMotor

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Honda XRE 300 Sahara chega às lojas em 3 versões; veja fotos e ficha técnica

Por: Arthur Caldeira . 17/11/2023
Mobilidade para quê?

Honda XRE 300 Sahara chega às lojas em 3 versões; veja fotos e ficha técnica

Todas contam com freios ABS de dois canais, painel digital e entrada USB-C; XRE 300 Adventure, versão mais equipada e cara, tem para-brisa alto e protetores de carenagem e de motor

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17/11/2023

Por: Arthur Caldeira

Versões da nova Honda XRE 300 Sahara 2024
Versões Adventure, Rally e Standard ainda não tiveram os preços revelados. Fotos: DIvulgação/Honda

Após, finalmente, confirmar o lançamento da nova Sahara para substituir a antiga XRE 300, a Honda revelou mais detalhes do modelo. A nova XRE 300 Sahara chega às concessionárias da marca em três versões a partir de janeiro. A fabricante também divulgou a ficha técnica completa da nova moto trail, com informações como potência, peso, capacidade do tanque, enfim… Todos os detalhes da Sahara 300.

Mais do que uma nova geração da XRE 300, a Sahara é uma moto completamente nova. Design, chassi, motor e câmbio não vieram do antigo modelo. Com carenagens mais angulosas e linhas, harmoniosas, a Sahara 300 segue a identidade visual dos modelos crossover da Honda, como a CB 500X.

Motor XRE 300 Sahara
Motor da nova XRE 300 produz 25,2 cv de potência e tem câmbio de seis marchas

Seu quadro e balança traseira foram herdados da CRF 250F, modelo voltado para as trilhas. As suspensões trazem melhorias. O monoamortecedor traseiro oferece agora sete níveis de ajuste na pré-carga da mola e o garfo telescópico convencional, na dianteira, teve molas e válvulas retrabalhadas.

Já o motor veio da CB 300F Twister, porém com um novo ajuste que resultou em mais potência. Na XRE 300 Sahara produz 25,2 cv de potência máxima a 7.500 rpm, quando abastecido com etanol. Já na Twister 300, o monocilíndrico oferece um pouco menos 24,7 cv.

O torque também é superior na XRE, mas a uma rotação maior. A moto trail tem 2,74 mkgf a 5.750 rpm, enquanto a naked oferece 2,6 mkgf a 5.500 giros. Para aproveitar esse melhor desempenho, a Sahara 300 tem câmbio de seis marchas, na antiga geração eram cinco. Embreagem assistida e deslizante é outra novidade no conjunto mecânico da trail.

Rodas e pneus da nova XRE 300

As rodas mantiveram as mesmas medidas – 21 polegadas, na dianteira, e 18, na traseira. Com aros em alumínio, as rodas calçam novos pneus Metzeler Karoo Street com câmara, nas medidas 90/90-21, na frente, e 120/80-18, atrás.

Painel digital traz mais informações, como indicador de marcha, além de entrada USB-C

A XRE 300 Sahara manteve o bagageiro de série e, ainda, traz agora entrada USB-C para carregar smartphones. A “tomada” fica abaixo do novo painel, totalmente digital, do tipo blackout, herdado da CB 300F.

Versões e cores da Sahara 300

A nova Honda XRE 300 Sahara deve começar a ser entregue nas concessionárias Honda em dezembro. A fabricante espera que até o início de fevereiro toda a rede esteja abastecida.

A nova Sahara 300 terá três versões e cores. Uma para cada uma delas, consequentemente. A standard traz pintura metálica na cor cinza e grafismos discretos. Detalhe: em nenhum lugar da moto há a inscrição XRE 300. Por isso, muitos já a chama de Sahara 300. Outro diferencial, em relação às primeiras fotos divulgadas da versão Adventure, é o para-brisa baixo e escurecido.

Há ainda a versão Rally, nas tradicionais cores vermelha, preta e branca, das equipes off-road da Honda. As especificações são as mesmas da standard, com freios a disco e ABS nas duas rodas, além do para-brisa menor.

Além do para-brisa maior e translúcido, a versão Adventure traz a cor bege “areia” com grafismos diferenciados. outros acessórios como itens de série. Caso do protetor de carenagem, em aço, e do protetor de motor, de plástico.

Embora ainda não tenha divulgado o preço da nova XRE 300 Sahara, já podemos prever que a Adventure seja a versão mais cara. Aliás, desta vez, a Honda irá vender os acessórios da Sahara Adventure. Além do para-brisa maior e dos protetores, a marca japonesa criou um topcase específico para a trail.

Ficha técnica – Honda XRE 300 Sahara

Motor Um cilindro, OHC, arrefecimento a ar
Capacidade cúbica 293,55 cm³
Potência máxima (declarada) 24,8 cv a 7.500 rpm (gasolina) / 25,2 cv a 7.500 rpm (etanol)
Torque máximo (declarado) 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (gasolina) 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (etanol)
Câmbio Seis marchas
Embreagem multidisco em banho de óleo, assistida e deslizante
Transmissão final corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Berço semiduplo em aço
Suspensão dianteira Garfos telescópicos convencionais com 245 mm de curso
Suspensão traseira Balança de alumínio com monoamortecedor fixado por links com 225 mm de curso
Freio dianteiro Disco simples de 256 mm de diâmetro (ABS)
Freio traseiro Disco simples de 220 mm de diâmetro (ABS)
Pneus Metzeler Karoo Street – 90/90-21 (D)/ 120/80-18 (T)
Comprimento 2.193 mm
Largura 829 mm
Altura 1.270 mm
Distância entre-eixos 1.425 mm
Distância do solo 269 mm
Altura do assento 859 mm
Peso a seco 147 kg/ 149 kg Adventure
Tanque de combustível 13,8 litros
Preço sugerido Não divulgado

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