Inteligência artificial aliada à previsão climática pode prevenir acidentes nos trilhos de trem
Empresa brasileira desenvolveu o produto para atender a demanda de setores de logística, mineração e agricultura; saiba como funciona

Imagine antecipar tempestades e evitar acidentes como descarrilamentos de trens com até 36 horas de antecedência com Inteligência Artificial (IA)? Esse é o propósito da tecnologia desenvolvida pela startup brasileira FieldPRO, que une sensores de microclima e IA para fornecer previsões meteorológicas mais precisas e personalizadas. Empresas como Rumo Logística e ViaMobilidade adotam a solução.
Leia também: Locomotiva guiada com controle remoto: saiba como funciona
Como funciona a tecnologia de Inteligência Artificial da FieldPRO?
A tecnologia da FieldPRO combina sensores meteorológicos próprios, instalados em campo, com dados de satélites e redes oficiais. Os dispositivos são capazes de detectar até a pressão de um pingo de chuva. Portanto, com auxílio de IA, a tecnologia transforma as informações em alertas de riscos como raios, inundações e ventanias.
“Os dados são coletados em curtos intervalos de tempo e em pequenas escalas espaciais. Isso permite prever com precisão como os padrões climáticos locais interagem com sistemas maiores”, explica Ricardo Sodré, CEO da FieldPRO. Conforme ele, a assertividade é essencial para setores como o ferroviário, onde a segurança depende de decisões tomadas com antecedência.
Além disso, os sensores monitoram um raio de um hectare e são fáceis de instalar. Aliás, esses equipamentos são fabricados pela própria empresa em São Paulo, Santa Catarina e na China. Para acessar as informações, basta utilizar um dispositivo conectado à internet. As atualização chegam por aplicativos de mensagem.
Aplicações nos trilhos e prevenção de acidentes
A plataforma já evitou pelo menos dois possíveis descarrilamentos neste ano, de acordo com a empresa. “As observações meteorológicas de alta qualidade e em tempo real não são uma mera conveniência, mas uma necessidade”, afirma Sodré.
Ao prever com antecedência eventos extremos, operadores ferroviários conseguem interromper rotas, ajustar cronogramas e reforçar medidas de segurança. “Uma tempestade pode impactar severamente a rotina de empresas ferroviárias, e uma previsão segura e pontual pode evitar tragédias”, reforça o especialista.
Setores como mineração e agricultura também se beneficiam do sistema. No caso das barragens, por exemplo, a tecnologia pode oferecer alertas suficientes para medidas preventivas antes de chuvas intensas.
Inteligência climática a serviço da logística
A FieldPRO é pioneira no uso de IA para previsão climática hiperlocal no Brasil. Fundada em 2019, a startup atua com foco em soluções de adaptação climática. Portanto, a proposta é transformar a maneira como empresas lidam com o clima.
“Recebemos dados ininterruptos sobre as condições de cada local e conseguimos gerar alertas com até 36 horas de antecedência, oferecendo tempo hábil para decisões estratégicas”, afirma a empresa.
Leia também: Mapa mostra como se movem metrô e trens de SP em time-lapse e viraliza
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários