Mobilidade para quê?

Jeans e jaquetas usam fibra mais forte que o aço para proteger motociclistas

Fibra de Kevlar no forro das roupas resiste ao calor e fricção do asfalto por mais de 30 metros sem rasgar

2 minutos, 12 segundos de leitura

11/10/2021

Por: Arthur Caldeira

Fibra de Kevlar, usada em coletes à prova de bala, é resistente à abrasão e altas temperaturas. Foto: Divulgação/Corse

Aliar conforto e estilo à segurança de motociclistas é a proposta da Corse, especializada em roupas e acessórios para os amantes de motos. O diferencial da empresa brasileira é utilizar a fibra de aramida Kevlar para produzir jeans e jaquetas com forros altamente protetivos para motociclistas.

“São roupas pensadas para o nosso clima aqui no Brasil. As vestimentas tradicionais de motociclistas são quentes, pesadas, muitas vezes produzidas em países com clima muito frio, como Estados Unidos e países da Europa. Por exemplo, uma jaqueta tradicional pesa 2,5 kg; a da Corse, com Kevlar®, não chega a 1 kg”, explica Fernando Braz, fundador da Corse.

O empresário afirma ainda que, além de proteger, o Kevlar é leve, garante respirabilidade e proporciona conforto térmico. Com o aumento do interesse do brasileiro por motocicletas, a Corse, fundada em 2017, vem apresentando crescimento ano a ano. Em 2019, a empresa teve faturamento anual superior a R$ 1 milhão.

Além da fibra de Kevlar, jaquetas e calças da Corse têm protetores removíveis

Dados da Abraciclo indicam que o mercado de motocicletas novas no país retoma a curva de crescimento de antes da pandemia: a estimativa é de alta de 27% nas vendas em 2021 em comparação ao ano passado.

“Além disso, a segurança no trânsito é um tema cada vez mais em voga entre os amantes de moto, que efetivamente passaram a se interessar por novas tecnologias que garantam proteção pessoal mais eficaz”, afirma Fernando Braz, sócio fundador da Corse.

OFERTAS 0KM

Além da fibra de Kevlar, as calças jeans e jaquetas da Corse contam com protetores removíveis em áreas importantes do corpo, como ombros, cotovelos e joelhos.

O que é o Kevlar

O Kevlar que a Corse utiliza na forração de roupas é uma fibra aramida criada pela multinacional DuPont. É um material resistente ao calor e com uma estrutura molecular que o torna mais forte do que o aço.

Vídeo mostra motociclista sendo arrastado por 30 metros com calça de Kevlar; assista

O material é usado em várias aplicações. Desde a blindagem de veículos militares, espaciais e comerciais, em equipamentos de proteção de trabalhadores e de astronautas, assim como em coletes e capacetes policiais, entre outros.

“Os tecidos feitos com Kevlar® protegem contra a abrasão, que no caso seria a fricção com o asfalto, evitando esfolamentos e arranhões. Mas esse material também é extremamente resistente ao calor gerado por essa fricção, reduzindo significativamente o risco de queimaduras”, explica Alexandre Claro, Gerente de Contas da DuPont Personal Protection.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login