Linha 2-Verde: como estão as obras de expansão do metrô

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Linha 2-Verde: como estão as obras de expansão do metrô

Por: Isabel Lima . Há 23h
Mobilidade para quê?

Linha 2-Verde: como estão as obras de expansão do metrô

Estações estão quase prontas no trecho da Vila Prudente até Vila Formosa, na zona leste da capital paulista; estimativa é serem entregues ao público em 2027. No futuro, a linha terá cerca de 29 km de extensão, uma das mais longas de SP

2 minutos, 59 segundos de leitura

30/05/2025

Futura estação Penha, da Linha 2-Verde, terá ligação com a Linha 11-Coral da CPTM. Foto: Divulgação/Metrô
Futura estação Penha, da Linha 2-Verde, terá ligação com a Linha 11-Coral da CPTM. Foto: Divulgação/Metrô

As obras de expansão da Linha 2-Verde acontecem em duas fases principais. Iniciadas em 2020, o Metrô prevê entregar o sistema completo em 2028. Quando finalizada, a Linha 2-Verde funcionará da Vila Madalena até Penha.

Leia também: Transporte sobre trilhos: concessão das linhas 11, 12 e 13 tem contrato assinado

Conforme o Metrô, 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com as oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. Portanto, a linha chegará aos 29,2 quilômetros de extensão, o que vai reduzir o consumo de combustíveis fósseis em 20,5 milhões de litros por ano, além de emitir menos 41 mil toneladas de poluentes atmosféricos ao ano. 

O sistema ainda prevê receber mais 320 mil pessoas por dia e comporta 22 trens em operação. 

expansão prevista para a linha 2 verde
Toda extensão do traçado das novas estações da Linha 2-Verde já foi perfurado. Foto: Divulgação/Metrô

Situação das obras da Linha 2-Verde

O primeiro trecho da fase 1 das obras compreende a construção de quatro estações, de Vila Prudente a Vila Formosa. Ou seja, o Metrô prevê entregar até 2027 quatro novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa. 

Estágio das obras de cada estação:

Orfanato                 85%  

Santa Clara               83%  

Anália Franco            88%  

Vila Formosa      60%  

Fonte: Metrô-SP

Estação Anália Franco é uma das mais avançadas até maio de 2025. Foto: Divulgação/Metrô
Estação Anália Franco é uma das mais avançadas até maio de 2025. Foto: Divulgação/Metrô

Já o segundo trecho da fase 1 compreende a construção de outras cinco estações: Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. Esse trecho deve ser entregue em 2028. 

Estágio das obras de cada estação:

Santa Isabel      69%  

Guilherme Giorgi  82% 

Aricanduva             72%  

Penha                      66%  

Fonte: Metrô-SP

Aliás, a expansão da linha ainda prevê a fase 2, que vai conectar a sistema até a cidade de Guarulhos.  

Estação Guilherme Giorgi já está tomando forma também. Foto: Divulgação/Metrô
Estação Guilherme Giorgi já está tomando forma também. Foto: Divulgação/Metrô

Conexão com outras linhas

De acordo com o projeto do Metrô, a Linha 2-Verde permitirá a conexão com outras seis linhas do sistema. As estações Anália Franco e Penha terão baldeação para a Linha 3-Vermelha. Anália Franco futuramente terá conexão com a Linha 16-Violeta, que está em fase de estudos. Além disso, a estação Penha terá ligação com a Linha 11-Coral, atualmente operada pela CPTM.

Na fase 2, a estação Gabriel Mistral será conectada às linhas 12-Safira e 13-Jade. Enquanto isso, a estação Dutra terá conexão com a futura Linha 19-Celeste, ambas em Guarulhos. 

Portanto, quando pronta, a Linha 2-Verde terá cerca de 29,2 km de extensão. 

Complexo Rapadura

Entre as estações Vila Formosa e Santa Isabel, será construído o Complexo Rapadura. Esse espaço será vital para o funcionamento da Linha 2-Verde, pois vai operar como um pátio de manutenção dos trens. Além disso, será ali a base de manutenção civil e elétrica, área de manobra e estacionamento de veículos de manutenção. Somado a isso, o Complexo Rapadura servirá para garantir a ventilação dos túneis, saída de emergência e mais. 

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