Linha 5-Lilás recebe barreiras de proteção após morte em estação

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Linha 5-Lilás recebe primeiras barreiras de proteção, 10 dias após morte de passageiro

Por: Leonardo Godim . Há 3h
Mobilidade para quê?

Linha 5-Lilás recebe primeiras barreiras de proteção, 10 dias após morte de passageiro

As barreiras impedem que alguém fique preso entre as portas da plataforma e o trem, situação que ocasionou a morte de um passageiro no dia 6 de maio

1 minuto, 42 segundos de leitura

20/05/2025

Linha 5-Lilás recebe barreiras de proteção após morte de passageiro
Além das barreiras, há planos para instalar sensores de presença em todas as portas da Linha 5-Lilás até o primeiro trimestre de 2026. Foto: Divulgação

A concessionária da Linha 5-Lilás, a ViaMobilidade, começou a instalação de barreiras de proteção nas portas automáticas das estações, 11 dias após a morte de Lourivaldo Ferreira da Silva, de 35 anos. O homem ficou preso entre a porta automática da plataforma e o trem na Estação Campo Limpo no dia 6 de maio, por volta das 8 horas da manhã, e, assim, morreu esmagado.

Leia também: Após morte na Linha 5-Lilás, ViaMobilidade diz que vai instalar sensores de presença entre portas

O mecanismo é uma das soluções encontradas para impedir que acidentes como aquele se repitam. Com a barreira, chamada ‘gap filler’, não há espaço para que uma pessoa fique presa no espaço entre o vagão e a plataforma.

Lourivaldo era morador de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, casado e pai de três filhos. Ele trabalhava como repositor de supermercado e, além disso, era estudante de educação física. Era uma terça-feira quando ocorreu o esmagamento; a estação estava lotada.

Instalação das barreiras na Linha 5-Lilás vai levar 90 dias

As portas estão sendo instaladas desde a madrugada de sábado, 17. Segundo a empresa, serão necessários 90 dias para concluir as instalações, que ocorrem apenas pela noite, após, assim, o fim do horário de operação comercial. São 3.500 unidades de barreiras, duas para cada porta das 17 estações.

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A Estação Capão Redondo, na zona sul da capital paulista, foi, dessa forma, a primeira a receber o equipamento de proteção.

Além das barreiras, há planos para instalar sensores de presença em todas as portas da Linha 5-Lilás até o primeiro trimestre de 2026, “data que pode ser antecipada conforme os resultados dos testes”, afirmou a ViaMobilidade. Os sensores anti-esmagamento ainda estão em processo de fabricação.

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