Maior bicicletário do mundo fica em estação de trem e tem 20 mil vagas
Cerca de 650 mil ciclistas utilizam as estações de trem da Holanda todos os dias

Nas últimas semanas um vídeo viralizou na internet. Consiste no maior bicicletário do mundo, localizado na cidade de Utrecht, na Holanda. O mais interessante é que os três estacionamentos do local fazem parte da maior estação de trem do País. Desta forma, os ciclistas têm acesso à integração entre os modais. Ao total, a Estação Central de Utrecht tem 20 mil vagas para bicicletas, dividas em três estacionamentos.
Leia também: Mobilidade ativa: quais capitais brasileiras são boas para ciclistas?
O maior deles tem 12.500 vagas, o Station Square. Os outros dois estacionamentos tem 4 mil vagas e 3 mil vagas, chamados de Jaarbeurspleinstalling e o Knoopstalling, respectivamente. Conforme a empresa que administra o transporte de trem da Holanda, a ProRail, esses espaços têm vigilância e funcionam 24 horas por dia.
“A combinação bicicleta+trem é crucial para o sistema ferroviário na Holanda”, explicou Sarah van Amerongen, porta-voz da ProRail, ao Mobilidade Estadão. De acordo com Sarah, cerca de 40% dos viajantes de trem do País chegam à estação de bicicleta. Em Utrech, essa porcentagem chega a 50%. Portanto, a empresa sempre atualiza os bicicletários, ampliando os espaços e facilitando o acesso às plataformas de trem.
“Existem poucas outras maneiras de levar tantas pessoas ao sistema de transporte público de forma tão rápida, barata e fácil”, defende a porta-voz.
Ciclista que utilizam o maior bicicletário do mundo
Conforme a ProRail, cerca de 175 mil pessoas frequentam a Estação Central de Utrecht por dia. Ou seja, mais de 87 mil ciclistas acessam as diferentes plataformas do local. Além disso, a empresa informa que esse número cai na última milha, para cerca de 10%. Esses ciclistas costumam utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas nacional, os OV-fiets. Em toda a Holanda, esse sistema tem 20 mil bikes. Na estação de Utrecht, existem 2 mil bicicletas compartilhadas.

Para utilizar o imenso bicicletário, o usuário precisa apresentar o mesmo cartão que usa no transporte público. Nas primeiras 24 horas, estacionar a bicicleta ali é gratuito. Depois isso, são € 1,40 por dia (cerca de R$ 8,60), por, no máximo, 28 dias. Por fim, as bicicletas abandonadas são retiradas pelo poder público. O período máximo de armazenamento é de 28 dias.
Além da estação em Utrecht, a ProRail implementa os bicicletários em todas as cerca de 400 estações que tem pela Holanda. Ao total, existem aproximadamente 200 mil vagas de estacionamento vigiado para bicicletas no sistema nas estações. Além disso, existem outras 300 mil vagas sem vigilância pelo País.
Conforme a ProRail, esses estacionamentos são construídos pelos municípios e o governo nacional. Cerca de 40% é de responsabilidade federal e 60% municipal.
Integração entre bicicletas e trem

Na Holanda, metade dos passageiros diários de trem vão até a estação de bicicleta. Portanto, dos 1,3 milhões de pessoas usuárias do sistema de transporte coletivo, 650 mil faz a integração bicicleta e trem.
Além disso, a ProRail fez um levantamento e descobriu que após sair do trem, 15% das pessoas utiliza a bicicleta até o destino. Isso torna o transporte holandês um dos mais sustentáveis do mundo.
Para isso, o País conta com cerca de 40 estações de trem, com 535 mil vagas em bicicletários. Conforme a empresa, esse número deve chegar a 660 mil até 2040, a depender dos recursos existentes para investir na ampliação das vagas.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários