Voltar
Mobilidade para quê?

Metrô baiano leva turistas do aeroporto de Salvador até o circuito da folia

Sistema se consolida como melhor opção de deslocamento na cidade durante o Carnaval

Media Lab Estadão

18/02/2020 - 3 minutos, 57 segundos


foli-de-carnaval-no-metro-da-bahia
Passageiros curtem as atrações promovidas pela CCR Metrô Bahia no Carnaval 2019. Foto: Divulgação CCR.

A CCR Metrô Bahia, operadora do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas, preparou um esquema especial para atender os passageiros ao longo da programação de Carnaval. Além de apresentações musicais, as estações terão horário de funcionamento estendido e mais trens serão colocados em operação, com menor intervalo entre eles, de acordo com a
demanda. Durante a festa e para dar lugar à folia, diversas ruas da região central de Salvador serão bloqueadas, o que resultará em trânsito mais intenso e limitações de oferta para vagas de estacionamento.

Essa mudança na rotina urbana de Salvador vai ampliar ainda mais a relevância do metrô como alternativa mais eficiente, rápida, segura, confortável e econômica para quem quer se deslocar pela capital baiana e aproveitar o Carnaval. No ano passado, o metrô ultrapassou a marca de 1,2 milhão de passageiros transportados durante os seis dias da folia, o que representou um acréscimo de 23% no movimento em relação ao ano de 2018.

As estações estações Lapa e Campo da Pólvora, da Linha 1, são as mais bem localizadas para acessar as principais atrações do Carnaval de rua em Salvador. Bem no coração da folia, a estação Lapa fica próxima aos circuitos Osmar, em Campo Grande, e Batatinha, no Centro Histórico, que costuma atrair famílias para brincar ao som de marchinhas.

A estação Lapa terá seu horário ampliado no período entre 22 e 26 de fevereiro, operando das 4h30 à 1h30 para embarque. As demais estações permanecerão abertas após meia-noite, apenas para desembarque, iniciando a operação normal às 5h.

Os terminais de ônibus sob gestão da CCR Metrô Bahia também começarão a funcionar mais cedo, a partir das 4h. Se a ideia é ir de carro até o terminal Pituaçu, da Linha 2, e dali pegar o metrô para a região central, as 370 vagas de estacionamento estarão disponíveis durante 24 horas – no entanto, a credencial de acesso precisa ser adquirida antecipadamente.

De metrô, os foliões podem driblar os congestionamentos e chegar com rapidez, segurança, conforto e previsibilidade nos principais circuitos da folia: Dodô, Osmar e Batatinha. Preparamos uma programação especial, com muita baianidade, para os clientes entrarem no clima e cair na folia.”

Leonardo Balbino, gestor de Atendimento e Operação da CCR Metrô Bahia.

Até o dia 21 de fevereiro, a estação Rodoviária vai receber o Metrô Folia 2020, um esquenta especial com direito à decoração, show, customização de abadás e serviços de saúde. A programação musical vai contar com a apresentação gratuita da banda Agentes do Metrô nesta quarta-feira (19), às 17h30.

Crédito antecipado

A CCR Metrô Bahia recomenda aos turistas e aos usuários regulares do sistema recarregar ou comprar o cartão do metrô antecipadamente. Há também a possibilidade de uso de cartões pré-carregados, disponíveis nas máquinas de venda das estações. Outra opção é a compra de crédito na nova rede de 3 mil pontos de vendas, para posterior validação nas máquinas instaladas em todas as estações. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas tem 33 km de extensão, com 20 estações e oito terminais de ônibus integrados.

Do aeroporto para a festa

Os turistas que desembarcarem no aeroporto durante o Carnaval poderão ir direto para a festa utilizando o metrô. Serviço gratuito de ônibus leva os recém-chegados à estação Aeroporto do metrô, trajeto feito em quatro quatro minutos. Dali à estação Lapa, no Centro, são 40 minutos sobre os trilhos.

Os ônibus que fazem o trajeto do aeroporto à estação de metrô partem a cada dez 10 minutos, cada um com capacidade para 75 passageiros, espaço para bagagens, acesso a pessoas com mobilidade reduzida, ar-condicionado e tomadas USB. O pacote carnavalesco do metrô vai incluir, ainda, atrações
culturais dentro das estações.

Segurança reforçada

O metrô também dará atenção redobrada à segurança. Durante o período de Carnaval, a administradora do sistema ampliará o número de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) nas estações e terminais de ônibus, além de contar com o apoio da Polícia Militar nos acessos e entornos das estações.

A segurança dos usuários estará amparada também pelo uso de portais de detectores de metal e monitoramento contínuo proporcionado por mais de 2 mil câmeras integradas ao Centro de Controle Operacional e ao Centro de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que conta com tecnologia de reconhecimento facial.


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login