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Metrô de Santiago apresenta maquete em escala real dos trens da futura linha 7

Por: Redação Mobilidade . 09/04/2024
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Metrô de Santiago apresenta maquete em escala real dos trens da futura linha 7

Trens construídos em Taubaté terão capacidade para 1.250 passageiros, ar condicionado e sistema de cibersegurança

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09/04/2024

Por: Redação Mobilidade

Metrô de Santiago, Chile
Novo serviço de metrô deverá entrar em operação no final de 2028; operação beneficiará cerca de 1,6 milhão de habitantes de regiões ainda sem metrô. Foto: Divulgação

O Metrô de Santiago apresentou uma maquete em escala real de um dos carros presentes na futura Linha 7 do metrô. O trem produzido pela Alstom tem origem brasileira, em Taubaté, no Estado de São Paulo. De acordo com a gerente de Projetos do Metrô, Ximena Schultz, o novo serviço entrará em operação em 2028.

Leia também: Metrô de Teresina dá início às obras de reforma e ampliação das estações

Atualmente, o metrô de Santiago conta com sete linhas em operação, com 143 estações. O sistema de transporte público cobre cerca de 150 quilômetros na capital chilena. O novo projeto pretende ligar as comunas de Vitacura a Renca. O trecho terá uma extensão de 26 quilômetros, com previsão de viagens com duração de 37 minutos. Além disso, a nova linha ainda terá 19 estações.

A réplica do carro apresentada no Centro de Prototipagem da Alstom em St. Bruno (Quebec, Canadá) possui as mesmas proporções do veículo original. Os trens produzidos em Taubaté terão cinco carros, com um comprimento de 102 metros e 2,90 metros de largura, com capacidade para acomodar 1.250 pessoas.

A futura Linha 7 deverá atender às comunidades de Renca, Cerro Navia, Quinta Normal, Santiago, Recoleta, Providencia, Las Condes e Vitacura. Em três dessas regiões (Renca, Cerro Navia e Vitacura), o sistema de metrô está chegando pela primeira vez. Ao todo, o novo serviço deverá alcançar cerca 1,6 milhão de habitantes.

Novos trens do metrô de Santiago, no Chile

De acordo com a empresa, os carros dos trens apelidados de Metropolis terão quatro portas largas em cada lado do carro e corredores amplos, com espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, o sistema deverá funcionar sem condutor.

Com a inauguração da nova Linha 7, as pessoas reduzirão pela metade o tempo de viagem entre as estações finais em comparação com o tempo que atualmente levam de suas casas para seus locais de trabalho ou centros de estudo. Isso significa mais tempo para compartilhar com a família, amigos e entes queridos”, afirma Ximena Schultz, gerente de Projetos do Metrô de Santiago.

Os veículos também serão equipados com ar condicionado, um sistema avançado de informações para passageiros com dados sobre a rota e as estações, portas USB para carregamento e um sistema de cibersegurança. Essa rede de segurança ainda contará com câmeras de alta resolução e intercomunicadores que permitem a comunicação dos usuários com o centro de controle do metrô.

A brasileira Alstom fornecerá 37 modernos de trens elétricos para o empreendimento chileno, além do sistema de sinalização e manutenção. A previsão de entrega dos veículos está para 2026.

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