Metrô lança o EcoMetrô, painel que mostra as emissões de CO₂ evitadas pelo uso do modal em 2025
O EcoMetrô instalado na Estação Consolação, da Linha 2-Verde, quer ter função semelhante ao do Impostômetro
O Metrô de São Paulo lançou na última terça-feira (4) o EcoMetrô, um painel que mostra, em tempo real, todas as emissões de CO₂ evitadas pelo uso do modal em 2025. O painel está localizado na Estação Consolação, da Linha 2-Verde e a iniciativa tem como objetivo ser semelhante ao Impostômetro, mas com um “olhar” positivo, informando os benefícios do uso deste meio de transporte.
A tela de 65 polegadas está instalada logo no início da estação, após a descida nas escadas rolantes. O projeto tem parceria do Metrô com a JC Decaux, empresa responsável pelos painéis de publicidade do Metrô, para reforçar o compromisso com a mobilidade sustentável e para a construção de cenários de baixo carbono.
Leia também: Consulta Pública da Linha 16-Violeta tem prazo prorrogado por mais 17 dias
Os resultados são obtidos com base no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Metrô, mostrando o total de emissões evitadas a partir da diferença entre as emissões geradas pelas viagens de carros e às realizadas pelo Metrô. O painel é atualizado a cada cinco segundos, para evidenciar o impacto positivo da escolha pelo transporte coletivo sobre trilhos.
A metodologia considera a média de deslocamento dos passageiros na Região Metropolitana de São Paulo, segundo a Pesquisa Origem e Destino e o total de entradas da rede operada pelo Metrô em 2024. Utilizando esses números como base para este ano, o Metrô estima que só em 2025 o modal já evitou a emissão de 348 mil toneladas de CO₂ e deve chegar a mais de 418 mil toneladas até o final do ano.
Leia também: Carbonômetro: usuário poderá saber quanto CO₂ deixou de emitir ao optar por se deslocar de metrô
Expansão do Metrô de São Paulo
Hoje, a rede de metrô em São Paulo soma 104,2 km, distribuídos em 91 estações considerando também as linhas concedidas. Até 2040, estão previstos 279,1 km e 230 estações, um crescimento de quase 300%. A demanda diária da rede metroviária passará de 3 milhões para 8,1 milhões de passageiros.
Com a expansão da rede até 2040, estima-se que o Metrô poderá evitar 2,5 milhões de toneladas de emissões atmosféricas por ano.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários