Carro elétrico: parcerias elevam número de postos de recarga no Brasil

Acordo entre No Carbon e Ez Volt proporcionou a instalação de 30 pontos de recarga. Foto: Divulgação No Carbon

11/10/2023 - Tempo de leitura: 5 minutos, 7 segundos

Atualizado habitualmente pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e pela empresa Tupinambá, o número de postos de recarga públicos no Brasil saltou de 3.500 para 3.800 (confira no quadro abaixo), entre junho e agosto. O aumento dos eletropostos se deve, principalmente, às parcerias de companhias que veem, nessa iniciativa, a possibilidade de ampliar seus negócios em torno da mobilidade.

No dia 27 de setembro, por exemplo, a Zletric e a 99 inauguraram um centro de recarga dentro de um estacionamento da Estapar do Parque Trianon, na região da Av. Paulista, em São Paulo. No total, são 11 pontos: 8 plugs de carregamento lento (7 horas para 100% da bateria) e 3 ultrarrápidos (50 minutos para a carga total). 

Dessa forma, a ação faz parte da Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciada em 2022 e que envolve 13 empresas. O hub é aberto ao público, mas apenas os motoristas parceiros da 99 pagarão o preço promocional de recarga, de R$ 0,99 o kWh – valor 50% inferior ao praticado no mercado –, e poderão deixar o carro abastecendo durante a noite. 

Além disso, os usuários que optarem pelo carregamento lento terão estacionamento livre durante o período estendido. Quem escolher a carga ultrarrápida poderá permanecer duas horas no local.

“Os motorista vão desembolsar, em média, R$ 63 para andar 400 quilômetros com seus veículos elétricos”, afirma Thiago Hipolito, diretor sênior de inovação e líder de DriverLAB na 99.

“A principal dor do motorista profissional é o valor da recarga”, afirma Pedro Schaan, CEO da Zletric. “Medidas como essa aumentam os ganhos do usuário, e mais espaços como esse serão abertos.” Segundo Schaan, o motorista que dirige 6 mil quilômetros por mês economizará 80% de combustível e terá 25% a mais de margem de lucro.

“A intenção das empresas envolvidas é ampliar o ecossistema da Estapar para 30 carregadores ainda neste ano”, diz.

Zletric e 99 inauguraram um centro de recarga dentro de um estacionamento Estapar do Parque Trianon, na região da Av. Paulista, em São Paulo. Foto: Divulgação Zletric

Postos de recarga No Carbon e EZ Volt

As iniciativas privadas também estão colaborando para a mobilidade urbana do País. A No Carbon, empresa da JBS especializada em locação de veículos 100% elétricos, fez acordo com a startup de eletromobilidade EZ Volt para o fornecimento de pontos de recarga para sua frota de caminhões. 

A parceria gerou a instalação de 100 carregadores em 3 meses e mais 30 pontos serão implementados até o fim do ano. Por enquanto, a EZ Volt já levou seus equipamentos a 11 centros de distribuição da JBS em 10 Estados.

Lançada em 2022, a No Carbon possui 260 caminhões frigoríficos movidos exclusivamente a eletricidade. A frota é responsável pela distribuição dos produtos alimentícios em percursos dentro de centros urbanos em diferentes regiões do País. 

Os caminhões da empresa já percorreram cerca de 3,4 milhões de quilômetros para fazer as entregas. Com isso, a companhia deixou de emitir 2 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

“Seguiremos estudando as soluções de logísticas sustentáveis e de baixo carbono, razão pela qual investimos na ampliação de nossas redes de recarga para caminhões”, explica Armando Volpe, diretor comercial da No Carbon.

Leia também. Maior posto de recargas da América Latina é inaugurado em São Paulo

Volvo e Carrefour

A Volvo quer se consolidar como a marca mais reconhecida do País em eletrificação. Para isso, ela anunciou um projeto idealizado com o Carrefour Property, unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil, para a instalação de 37 eletropostos – cada um com duas vagas – em estacionamentos do Carrefour e do Sam’s Club. 

A Volvo, que já oferece mais de mil pontos de carga lenta (AC) em estabelecimentos comerciais, traçou um plano de infraestrutura de recarga rápida para 28 eletropostos, presentes nos principais corredores rodoviários nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro. 

A montadora divulgou investimentos de R$ 50 milhões para expandir o ecossistema de veículos elétricos em todo o País. O aporte acrescentará 73 pontos, totalizando uma rede de 101 eletropostos.

“Depois de análise criteriosa, vimos a necessidade de oferecer carregamento ultrarrápido também às cidades e a lugares que fazem parte do cotidiano dos usuários dessa tecnologia”, afirma Marcelo Godoy, diretor de operação de infraestrutura de carregamento Brasil. 

Tupinambá e Sem Parar

Em setembro de 2022, a Tupinambá Energia e a Sem Parar estrearam a parceria para mapear pontos de recarga em várias cidades do Brasil, por meio do SuperApp Sem Parar. A ideia rendeu frutos: um ano depois, a Tupinambá aumentou, em 23%, sua rede de pontos de recarga na base do SuperApp, que mapeou 2.200 estações de recarga.

O incremento na rede disponível e na demanda favoreceu o fluxo de utilização dos clientes. Desde setembro do ano passado, houve aumento de 300% nas recargas feitas nos pontos da Tupinambá, graças à facilidade de encontrar os locais por meio da função de geolocalização do aplicativo. 

Cerca de 40% das estações estão em locais de fácil acesso, como estacionamentos de shoppings e estabelecimentos comerciais. Segundo a Tupinambá, a parceria gerou impactos positivos no meio ambiente, com 960 toneladas de CO2 que não foram lançadas na atmosfera. 

Para Davi Bertoncello, CEO da Tupinambá Energia, o projeto marca a conclusão do primeiro ciclo do acordo com uma novidade: motoristas de veículos elétricos agora têm uma nova opção de usar o Sem Parar como forma de pagamento nas recargas, tornando a experiência mais conveniente.

“Nosso objetivo é facilitar o processo de recarga para o usuário, que é o personagem principal para impulsionar o crescimento da mobilidade elétrica brasileira, juntamente com a expansão das estações disponíveis”, afirma o executivo.

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