Monotrilho da Linha 17-Ouro: trem da BYD vai chegar ao Brasil em julho

A nova linha só deve começar a operar em 2026, mesmo com a entrega dos trens planejada para 2025. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade
Há 10 dias - Tempo de leitura: 1 minuto, 49 segundos

O trem que vai percorrer a linha Linha 17-Ouro do monotrilho já está a caminho de São Paulo e deve chegar ao porto de Santos em julho de 2024. O veículo é uma produção da chinesa BYD e teve o seu design planejado para atender às necessidades da linha que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, na Linha 9-Esmeralda. O percurso deve ter 6,7 km e passar por oito estações, sendo que sete estão em fase de acabamento

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A companhia chinesa deve embarcar ainda outros 13 trens da cidade de Guang’an e enviá-los para São Paulo durante o ano de 2025. Quando chegarem ao País, os veículos irão para o Pátio Água Espraiada, onde receberão testes de segurança.

As obras da Linha 17-Ouro foram retomadas em setembro de 2023. O governo de São Paulo prevê que as obras devem estar finalizadas em 2026.

Como funcionam os trens da BYD?

Veículos possuem capacidade para 616 passageiros. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Os veículos que vão percorrer a Linha 17-Ouro do monotrilho serão controlados com operação automática e usando o Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS). Sendo assim, poderão ter maior aproximação entre os carros e, com isso, menor intervalos entre as viagens.

A lotação máxima será de 616 passageiros, sendo 114 sentados. Por fim, o trem da BYD conta com todas as exigências de acessibilidade, ar-condicionado, câmeras de segurança e sistemas para combater incêndios.

O que é um monotrilho?

O monotrilho é um modal de transporte parecido com os tradicionais trens ou metrôs. No entanto, esse meio de locomoção não utiliza trilhos, mas sim pneus para se locomover em uma via elevada. Em São Paulo, por exemplo, o monotrilho da Linha 15-Prata percorre seu caminho entre 15 e 20 metros de altura.

Por fim, esse sistema de transporte conta com vantagens como a condução automática e velocidade média de 35 km/h com capacidade de chegar a até 80 km/h.