Moto Yamaha ‘que não cai’ também pode interagir com o dono
Segunda geração da Motoroid, moto conceito que se equilibra sozinha, será apresentada pela marca no Japan Mobility Show 2023, evento que acontece no final de outubro em Tóquio
A Yamaha apresentará a segunda geração do conceito Motoroid no Japan Mobility Show 2023, evento que acontece no final de outubro, em Tóquio, capital japonesa. Chamada de Motoroid2, trata-se de uma evolução do conceito apresentado em 2017 que se mantém em pé sozinho. Famosa como a moto que “não cai”, a nova geração da Motoroid ganhou Inteligência Artificial para interagir com seu proprietário.
Segundo a Yamaha, o Motoroid2 pode reconhecer seu proprietário, levantar-se do cavalete e mover-se ao lado do piloto. Além disso, o sistema de IA de reconhecimento de imagem permite à moto reagir ao rosto e gestos do proprietário.
Equipada com uma tecnologia de auto equilíbrio, que a Yamaha chama de Sistema Ativo de Controle do Centro de Massa (AMCES), a moto que não cai recebeu ainda uma nova estrutura externa. De acordo com a fabricante japonesa, a Motoroid2 tem um chassi que reage e complementa os movimentos do piloto.
Embora ainda seja conceito e a Yamaha não tenha revelado muitos detalhes, a Motoroid2 usa baterias e um motor elétrico para se movimentar. Mas o que chama atenção mesmo é a capacidade da moto conceito de interagir com o dono e até “mudar de cara”, de acordo com a situação.
Scooter que se equilibra sozinha
Além do Motoroid2 e outros conceitos, a Yamaha mostrará uma scooter urbana que se equilibra sozinha no evento que substituiu o Tokyo Motor Show. Chamada de ELOVE, a scooter usará o que parece ser uma versão final do Sistema Avançado de Assistência à Estabilidade da Motocicleta (AMSAS), lançado pela Yamaha no ano passado.
O Sistema Avançado de Assistência à Estabilidade da Motocicleta (AMSAS), lançado no ano passado, é uma tecnologia que estabiliza a condução em baixa velocidade controlando as forças de tração e direção. Como não exige modificação do chassi, pode ser facilmente usada em motos já existentes. Inclusive, o sistema estreou em uma R3 (veja vídeo acima).
Com o controle de sensores e atuadores de seis eixos, o AMSAS permite andar em baixa velocidade, independentemente do nível de habilidade do piloto.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários