A Harley-Davidson apresentou, na última semana, um novo modelo. Batizada de Nightster e inspirada na aposentada linha Sportster, a nova servirá como porta de entrada para a marca norte-americana. Equipada com um inédito motor de dois cilindros em “V” de 975 cm³, a Nightster virá ao Brasil em 2023, confirmou a subsidiária brasileira da Harley.
O motor que equipa a nova Nightster é, na verdade, uma versão de menor capacidade do motor Revolution Max, usado na aventureira Pan America e também na Sportster S, com 1.250 cc e 150 hp.
Na nova moto, porém, o V2 manteve o arrefecimento líquido e o comando de válvulas no cabeçote, mas tem apenas 975 cm³ de capacidade e produz 90 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm.
A nova Nightster combina o design clássico do modelo Sportster com bom desempenho do novo motor, batizado de Revolution Max 975T, e recursos eletrônicos atuais para atrair uma nova geração de harleiros, segundo a marca. Além do sistema de freios ABS, a nova Nightster conta com controle de tração e três modos de pilotagem.
“Ao se inspirar no legado de 65 anos da Sportster, a Nightster fornece uma tela em branco para a criatividade e a personalização, oferecendo uma plataforma de expressão para novos e experientes pilotos”, declarou Jochen Zeitz, Chairman, Presidente e CEO da Harley-Davidson.
Apesar das novas tecnologias, a Nightster manteve a proposta de ser uma Harley ideal para o uso urbano, mas também para viagens médias em estradas sinuosas – pois seu tanque tem apenas 11,7 litros de capacidade. As pedaleiras centralizadas e o guidão baixo proporcionam uma posição de pilotagem centralizada e confortável, de acordo com a marca.
A altura do assento, de 70,6 cm do solo, combinada com seu perfil esguio torna possível para a maioria dos pilotos colocar os pés no chão com confiança em uma parada. Reforçando assim sua vocação de ser o modelo de entrada da Harley.
O chassi tem o motor V2 como componente estrutural, o que ajuda a reduzir o peso. Segundo a Harley, a nova Nightster pesa 218 kg em ordem de marcha.
As suspensões usam garfo telescópico convencional Showa com tubos de 41 mm de diâmetro, na dianteira, mas sem regulagem. Já a balança traseira conta com sistema bichoque (dois amortecedores), com ajuste na pré-carga da mola. As rodas são de liga-leve, aro 19, na dianteira, e 16, na traseira.
Quando a Harley-Davidson apresentou a Sportster S, em junho do ano passado, decepcionou os fãs que esperavam um modelo mais acessível. Com o motor Revolution Max de 1250 cc e preço a partir de 15.499 dólares (cerca de R$ 72 mil), a Sportster S não é definitivamente uma moto de entrada.
Já a nova Nightster, que chega às concessionárias Harley-Davidson nos Estados Unidos e Europa já neste mês de abril, tem preço sugerido a partir de US$ 13.499 (cerca de R$ 62 mil) no mercado norte-americano e um motor de menor capacidade. Caso chegue por aqui nesse valor, será bem mais competitiva do que a Low Rider S, a Harley mais em conta à venda atualmente no Brasil, por R$ 104.100.