No final do ano passado, o diretor geral da Royal Enfield no Brasil, Claudio Giusti, afirmou que a produção em Manaus (AM) aceleraria a chegada de lançamentos da marca ao Brasil. Durante o evento, os executivos prometerem três novidades para o mercado brasileiro neste ano. A primeira nova moto da Royal Enfield chega no final de abril: a Scram 411, uma crossover baseada na Himalayan.
Embora estivesse sob embargo e com certo mistério, a nova Royal Enfield surgiu, de surpresa, nas redes sociais da marca. Com a foto de um motociclista de costas e palavra “Ready” (pronta, em inglês), além do logo da Scram 411, o mistério acabou. O primeiro dos três lançamentos da Royal para o Brasil em 2023 será mesmo a Scram 411.
Ainda neste ano devem chegar também ao País, a Hunter 350, baseada na Meteor 350, e a nova Super Meteor 650 – que nós já testamos na Índia. Os próximos lançamentos da Royal Enfield devem acontecer apenas no segundo semestre.
Como o nome do modelo denuncia, a nova Royal Enfield usa o mesmo motor da Himalayan, porém com um design diferenciado. Trata-se de um monocilíndrico com 411 cm³de capacidade, comando simples de válvula no cabeçote e arrefecido a ar.
Alimentado por injeção eletrônica, produz 24,3 cv de potência máxima a 6.500 rpm e o torque máximo de 32 Nm entre 4.000 e 4.500 rpm. Segundo a Royal Enfield, o motor entrega potência de forma suave, enquanto o forte torque em baixos giros proporciona um desempenho ideal para aventuras.
Embora use o mesmo quadro da sua irmã trail, a nova Scram 411 tem rodas e suspensões próprias. Na dianteira, a nova Royal Enfield usa garfo telescópico com tubos de 41 mm e 190 mm de curso. Já na traseira, monoamortecedor fixado por links tem curso de 180 mm. O conjunto, de acordo com a marca, garante uma condução estável e segura tanto no asfalto como em estradas de terra.
A principal mudança da Scram 411, contudo, deve-se à roda dianteira de 19 polegadas, enquanto a Himalayan usa aro 21 na frente. Segundo a Royal Enfield, a roda menor na dianteira em conjunto com a roda traseira de 17 polegadas resultam em uma moto mais ágil que a versão trail.
Apesar de ser uma crossover, a nova Scram 411 usa pneus de uso misto para garantir aderência no asfalto e também no fora de estrada. Os freios, a disco em ambas as rodas, contam com sistema ABS, para oferecer uma frenagem segura até mesmo nos terrenos mais díficeis.
O assento, redesenhado para maior conforto em viagens mais longas, apresenta um novo selim único que reflete o estilo urbano da nova Royal Enfield. Em função da roda dianteira de menor diâmetro, o banco tem uma altura acessível, facilitando, assim, as manobras em baixa velocidade e o para e anda no uso urbano.
O painel de instrumentos mescla elementos digitais e analógicos. O velocímetro analógico de design clássico adiciona um toque de estilo ao facilitar a visão periférica. O painel de instrumentos também possui hodômetro automático, hodômetro parcial, relógio, medidor de combustível com alerta de reserva e aviso de manutenção. O sistema de navegação Royal Enfield Tripper vem como padrão em todas as variantes do Scram 411. Contudo, vale ressaltar, que as configurações para o mercado brasileiro podem mudar.
No exterior, a Royal Enfield Scram 411 é vendida em cinco cores, porém, ainda não há informações das opções que virão ao Brasil. No final de abril, acontecerá o lançamento da nova Royal Enfield e estaremos lá, trazendo as primeiras impressões da Scram 411. Siga nosso perfil no Facebook e no Instagram, para ficar por dentro de todas as novidades do mundo das motos.