Summer Streets de Nova York acontece até setembro, todos os fins de semana. Foto: Jane kratochvil/NYC DOT
Durante três sábados de agosto, Nova York transforma mais de 35 km de ruas em espaços exclusivos para pedestres, ciclistas e corredores. O programa Summer Streets, do Departamento de Transportes da cidade (NYC DOT), celebra os 400 anos da metrópole com atividades gratuitas. Os eventos ocorrem em cinco distritos, em região onde os carros terão circulação restrita. Portanto, a proposta é oferecer uma nova forma de viver a cidade, promovendo mobilidade ativa, cultura e bem-estar.
Leia também: Pedágio urbano em Nova York. Veja o que mudou na cidade
A iniciativa teve início no dia 2 e irá prosseguir nos dias 9 e 16 de agosto, das 7h às 15h, centenas de ruas de Manhattan e outras regiões não terão tráfego de veículos. No lugar das buzinas, o público encontrará aulas de ginástica, performances culturais, arte interativa, atividades infantis e serviços gratuitos. Por exemplo, haverá distribuição de brindes e assistência para ciclistas. O trajeto principal vai da Brooklyn Bridge até Dyckman Street, passando pela Broadway.
A programação inclui também passes gratuitos para o sistema de bicicletas compartilhadas Citi Bike. Aliás, as bikes são oferecidas pela Lyft, com o código promocional LYFTSUMMER25, e ocorre mesmo com chuva.
Durante os eventos, o acesso de carros será restrito em boa parte das vias participantes. Algumas avenidas e cruzamentos permanecerão abertos, como as ruas Chambers, Canal, Houston, 14th, 34th e 86th, além de trechos da Park Avenue ao norte da 125th Street. Os acessos à Brooklyn Bridge continuam liberados para quem vai em direção ao Brooklyn.
De acordo com a NYC DOT, empresas e residentes devem se programar para evitar contratempos com entregas, estacionamentos ou garagens. As regras de proibição de estacionamento entram em vigor às 17h da sexta-feira anterior e seguem até as 16h de sábado. Aliás, o volume das atrações será mantido baixo nas primeiras horas, com som amplificado permitido apenas após as 10h.
O sistema de metrô funcionará normalmente durante os dias de eventos. Porém, os ônibus municipais sofrerão desvios ao longo do trajeto das Summer Streets. Para garantir a eficiência, sinalizações temporárias e informações no site da MTA ajudarão os passageiros a encontrarem as melhores rotas. As ruas principais que cruzam o percurso também permanecem acessíveis a veículos motorizados.
Leia também: Por que São Paulo não tem metrô 24h, como Nova York, Copenhague e Chicago?