A Suzuki apresentou as novas GSX-800S e V-Strom 800DE no Salão de Milão 2022, que acontece até domingo na cidade italiana. Os dois modelos são construídos sob uma nova plataforma de média cilindrada da marca japonesa. A boa notícia é que as novas motos Suzuki já estão confirmados para chegar ao Brasil no segundo semestre de 2023.
Seguindo a atual tendência do mercado de motos, o coração da nova plataforma da Suzuki é um inédito motor de dois cilindros, com 776 cm³ de capacidade, e intervalor de ignição de 270° – configuração semelhante às novas Hornet e Transalp. Com quatro válvulas por cilindro, o propulsor oferece boa potência em giros mais altos e bastante torque em baixos regimes, segundo a fabricante japonesa.
Com um comportamento versátil, o bicilíndrico vai equipar tanto a nova naked como a inédita aventureira, porém com regulagens específicas para cada um dos modelos. O torque máximo é o mesmo: 78 Nm a 6.800 rpm. Já a potência máxima é de 83 hp para a GSX-800S e 84,3 hp para a V-Strom 800 DE. Ambos os picos de potência são registrados a 8.500 rpm.
As duas novas motos da Suzuki também contam com um completo pacote eletrônico. Chamado de Suzuki Intelligent Ride System, o sistema de pilotagem inteligente da Suzuki tem três modos de pilotagem, controle de tração ajustável e câmbio quick-shift.
Espécie de versão mais acessível da recém-lançada V-Strom 1050 DE, a nova aventureira de 800 cc da Suzuki usa rodas raiadas aro 21, na dianteira, e 17, na traseira. Configuração ideal para os motociclistas que gostam de viajar por qualquer estrada.
Apesar de ter a mesma proposta do modelo de 1.050 cc, a nova V-Strom 800 tem faróis de LED sobrepostos, como a versão naked, mas contam com pára-brisa ajustável em três posições.
A posição de pilotagem é típica das motos trail, com um guidão largo. Em conjunto com um assento macio e as pedaleiras de borracha, a aventureira pretende ser confortável para longas viagens.
A sua frente, o piloto tem uma tela de TFT colorida com diversas informações. Na parte eletrônica, destaque para o modo G (Gravel) do controle de tração, que permite o deslizamento da roda traseira na terra. O sistema ABS também pode ser desativado na roda traseira. Com isso, os motociclistas mais radicais podem se divertir nas estradas de terra.
O chassi da V-Strom 800DE é do tipo tubular em aço, combinado com suspensão Showa invertida com curso de 220 mm, na dianteira, totalmente ajustável. Na traseira, o monoamortecedor oferece ajuste na pré-carga da mola.
A nova GSX-800S tem o visual de uma autêntica street fighter. Na dianteira, a pequena carenagem pontiaguda abriga um farol de LED. O tanque e as aletas laterais contrastam com a rabeta minimalista e a saída de escape curta.
O quadro do tipo treliça é construído em tubos de aço, para garantir leveza e resistência. Segundo a Suzuki, o tamanho do chassi é maior do que a maioria das nakeds médias, para oferecer mais conforto para piloto e garupa e, também, assegurar estabilidade e agilidade na estrada.
A naked GSX-800S usa garfo invertido, na dianteira, e um único amortecedor, fixado porlinks na traseira – os dois são da marca KYB. As rodas são de liga leve de 17 polegadas, equipadas com pneus nas medidas 120/70, na frente, e 180/55, atrás.