Royal Enfield apresenta nova moto estradeira Shotgun 650; conheça
Com motor de dois cilindros e 650 cc, custom da marca indiana aposta em visual jovem e deve vir ao Brasil
2 minutos, 55 segundos de leitura
27/11/2023
Por: Arthur Caldeira
A Royal Enfield aproveitou o Motoverse, evento realizado em Goa, Índia, para os fãs da marca para revelar uma nova moto estradeira. Trata-se da Shotgun 650. Apresentada como o conceito SG 650, no Salão de Milão 2021, a Shotgun 650 baseia-se na plataforma de dois cilindros e 650 cc de outras motos da Royal Enfield.
De acordo com Siddhartha Lal, Diretor Geral da Eicher Motors Ltd., grupo indiano proprietário da Royal, revelou que a Shotgun homenageia à cultura da customização. “Nosso objetivo era construir uma moto modular que muda de forma e é quase como um mutante disfarçado em duas rodas”, exagerou Lal.
A Shotgun 650 manteve ao estilo bobber contemporâneo do conceito SG 650. A nova moto custom traz elementos característicos da Royal Enfield como farol redondo, tanque de combustível em forma de gota e garfos dianteiros robustos. Segundo a marca indiana, seu design modular permite transformar a clássica bobber monoposto para uma versão com dois assentos.
Também se destacam na Shotgun 650 a tampa do motor em preto brilhante, escapamento duplo, rodas de liga leve, pára-lamas encurtados e um guidão mais largo e aberto. Apesar de, visualmente, lembrar bastante a Super Meteor 650, a Shotgun proporciona uma postura de pilotagem mais ereta. Tudo em função das pedaleiras centralizadas e do guidão mais baixo.
Como é a nova Shotgun 650
Embora tenha um design mais atual, a nova moto de 650 cc compartilha os mesmos equipamentos da Super Meteor 650. A Shotgun tem painel de instrumentos que mescla um velocímetro analógico com uma pequena tela de LCD digital, além do navegador Tripper Navigation com Bluetooth e entrada USB.
Na parte mecânica, a Shotgun 650 usa o motor da Super Meteros. Um bicilíndrico paralelo de 649 cc, refrigerado a ar, que traz câmbio de seis marchas, além de embreagem deslizante e assistida. Embora os números de desempenho não tenham sido revelados, a expectativa é que produza os mesmos 47 cv e 5,33 mkgf de torque máximo.
Já na ciclística, a bobber usa garfos telescópicos invertidos, na dianteira, como sua irmã cruiser. Na traseira, há dois amortecedores, com ajuste na pré-carga da mola. Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema ABS de série.
Quando será lançada a bobber da Royal Enfield?
Embora tenha apresentado seu novo modelo no evento que reúne milhares de fãs indianos da marca, a Royal Enfield não revelou o preço e nem a data oficial de lançamento da Shotgun 650. No entanto, a empresa irá vender um edição limitada do modelo durante o Motoverse. Apenas 25 participantes do evento poderão adquirir 25 unidades da Shotgun 650 com um esquema de pintura diferenciado por 425.000 rúpias indianas (cerca de R$ 25.000) A edição especial traz um esquema de pintura em dois tons, azul e branco, com grafismos jovens.
O lançamento mundial da Shotgun 650, contudo, deve acontecer no início de dezembro, mas a bobber deve ainda demorar para chegar ao Brasil. Afinal, antes dela, a Royal ainda deverá apresentar a Super Meteor 650 ao mercado brasileiro, no início de 2024. Também deve pintar por aqui a nova geração da trail Himalayan, mostrada no Salão de Milão deste ano.
Apesar da data ainda ser incerta, muito provavelmente a Shotgun 650 virá ao País. De acordo com a imprensa indiana, a nova bobber custará menos do que a Super Meteor 650, modelo topo de gama da marca.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários