Novo trem das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda é apresentado em São Paulo
Composição vai passar por testes antes de começar a tranportar passageiros, o que está previsto para acontecer em maio, de acordo com a ViaMobilidade
Foi apresentado na última terça-feira (28/02), pela ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, o primeiro dos 36 novos trens adquiridos da Alstom. Em janeiro de 2022, a A ViaMobilidade assumiu a concessão dessas linhas, em um contrato válido por 30 anos.
A operação comercial com o novo trem está programada para iniciar em maio. Antes disso, entretanto, serão realizados testes de segurança. O novo trem faz parte de um pacote de investimentos de R$ 3,8 bilhões previstos para os três primeiros anos de concessão. Segundo a concessionária, esse aporte tem como objetivo aprimorar o atendimento aos usuários dessas linhas.
Presença do governador
A apresentação do novo trem foi feita em evento que contou com participação de autoridades como Tarcísio de Freitas, governador do Estado de São Paulo; Rafael Benini, secretário de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo; Marco Antonio Assalve, secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo; além de diversos executivos da ViaMobilidade.
“Estamos investindo fortemente em melhorias nas linhas 8 e 9 desde quando assumimos a concessão, em janeiro de 2022. A chegada deste primeiro trem é um capítulo fundamental na trajetória de transformação que estamos implementando, com foco sempre na melhor prestação de serviços aos passageiros”, disse Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade.
Características
Serão 16 trens da série 8900 no total, entregues até o final deste ano, além de outros 20 novos até o final de 2024. Com oito carros ou vagões cada um, eles têm capacidade para transportar até 2.600 passageiros.
Feitos de aço inoxidável, eles são mais finos que os atuais e têm durabilidade de mais de 40 anos. Também possuem janelas e portas mais amplas, o que ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica.
As composições também possuem recursos tecnológicos como contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras, retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.
Os trens também contam com ar-condicionado e possuem pega-mão para pessoas de diversas estaturas, além de assentos reservados para uso preferencial.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários