Novo Volvo FH deve chegar ao Brasil em 2021
Nova geração do Volvo FH, que acaba de ser lançada na Europa e traz vários recursos voltados à segurança e conforto, deve estrear no Brasil durante a edição de 2021 da Fenatran
A Volvo acaba de apresentar na Europa a nova geração de caminhões pesados da linha F, formada pelos modelos Volvo FH, FM e FMX. No Brasil, a nova “família” deve ser lançada durante a edição de 2021 da Fenatran, como é conhecido o Salão Internacional do Transporte.
A filial brasileira da empresa informa que não há previsão de quando a nova linha virá ao País. Mas como os produtos vendidos no Brasil sempre estiveram alinhados com os da Europa, dá para apostar que o novo caminhão chegará logo. Essa estratégia também é adotada por Scania e Mercedes-Benz, principais rivais da Volvo.
Além disso, a linha F é responsável pela liderança de vendas da marca no segmento de pesados. Em 2019, foram emplacadas 13.468 unidades da “família” no Brasil. O Volvo FH 540 ficou no topo do ranking, com mais de 7 mil vendas no ano passado.
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Durante o lançamento da linha F, o presidente da Volvo Trucks, Roger Alm, disse que os novos caminhões são focados no bem estar do motorista. Isso porque os caminhoneiros são os principais responsáveis pelos resultados da cadeia de transporte.
Aspectos como produtividade, eficiência e qualidade da prestação de serviço ao cliente dependem do trabalho do motorista. “Ao lançar o novo caminhão, demos um importante passo para ajudar nossos clientes a atrair e reter os melhores motoristas”, diz Alm.
Volvo FH é arrojado
Esse direcionamento pode ser visto já no posto de condução do novo Volvo FH. A modernidade da cabine é destacada pelo computador de bordo. Agora, tudo é digital.
Há uma tela principal de 12 polegadas e alta resolução que pode ser configurada conforme o gosto do freguês. Por meio do sistema, que é sensível ao toque, o motorista pode ver até quatro informações simultaneamente.
Há ainda uma tela lateral de 9” na parte superior do painel. Esse quadro concentra dados dos sistemas de entretenimento, navegador GPS e monitoramento das câmeras instaladas na parte externa do caminhão.
O motorista pode acionar o dispositivo tocando na tela ou por meio da tecla localizada no volante multifuncional. Outra opção é por meio do comandos de voz. Isso aumenta a segurança ao eliminar a necessidade de o usuário visualizar o comando escolhido.
“O acesso fácil a uma variedade de informações aumenta a capacidade de o motorista executar tarefas com mais eficiência, segurança e conforto”, diz o chefe de design da Volvo Trucks, Carin Larsson.
A nova haste de acionamento da transmissão automatizada I-Shift é menor que a anterior. Isso facilita a circulação na cabine. Trata-se da única alteração feita no sistema, cuja caixa manteve as 12 velocidades.
Desenho sofisticado e tecnologias inteligentes
No visual, o novo Volvo FH também ficou mais moderno e arrojado. O destaque da dianteira da cabine são os faróis em forma de “V”.
As luzes de seta também são novas e foram deslocadas para as laterais da carroceria. Agora, ficam nas portas. Com isso, houve melhora do nível de segurança e da aerodinâmica, de acordo com informações da Volvo.
O novo Volvo FH é o primeiro caminhão pesado com facho do farol alto adaptável, de acordo com informações da marca. O recurso, já presente em carros da fabricante sueca, desativa o facho alto automaticamente quando “percebe” a aproximação de veículos à frente ou vindo no sentido contrário.
Outro recurso voltado à segurança é o controlador automático de velocidade em declive. O sistema ajuda a manter a velocidade constante e evita acelerações indesejadas. Tudo é feito sem interferência do motorista.
O novo Volvo FH também conta com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC). O sistema é similar ao descrito acima, mas funciona em qualquer velocidade. E pode ser ativado mesmo com o caminhão parado.
Sistemas como a distribuição eletrônica da frenagem, o aviso de risco de colisão e o controle eletrônico de estabilidade agora vêm de série no Volvo FH. Entre os opcionais, o destaque é o recurso que detecta saída involuntária da faixa de rolamento.
Novo Volvo FH lê placas de trânsito
Outo item que chama a atenção é o reconhecimento de sinalização rodoviária. O sistema é capaz de “ler” as placas da estrada, como proibição de ultrapassagem, restrições de circulação de veículos pesados e velocidade máxima, por exemplo. A informação é projetada na tela do computador de bordo.
Para ampliar a visibilidade, é possível instalar uma câmera do lado do passageiro. As imagens são projetadas na tela de 9″ localizada na lateral do painel.
Há também o I-Save, um pacote de sistemas que permite reduzir o consumo de combustível em até 7%. Consequentemente, há diminuição das emissões de CO2.
O Volvo FH recebeu melhorias nas versões Euro 3 e 5. Como a versão de motor Euro 5 é equivalente a P7 brasileira, este é mais um indício de que o caminhão poderá aterrissar por aqui em breve. Uma das novidades é o Volvo Torque Assist, que fornece mais torque por períodos curtos. Esse recurso é bastante útil em subidas e ultrapassagens, por exemplo.
Já a transmissão com dupla embreagem garante mudanças de marcha sem trancos. Esse sistema é ideal para operações de transporte de líquidos. As trocas são feitas de forma bastante suave, o que reduz o movimento da carga no tanque de transporte.
Outro recurso bastante útil é o Tandem Axle Lift. O sistema permite levantar o eixo traseiro quando o caminhão estiver vazio, de modo a reduzir o consumo de combustível.
Opção de motor a gás
O Volvo FH pode ter motor turbodiesel ou a gás. Essa opção, movida a GNL ou GNV, é menos poluente que a diesel. Ao utilizar biogás, as emissões de CO2 podem até ser neutralizadas. Com gás natural, a redução de CO2 chega a 20%, de acordo com dados divulgados pela fabricante.
É possível que a marca ofereça essa opção também no mercado brasileiro. Se vier, o Volvo FH a gás disputará compradores com o Scania R 410 a gás. O modelo, que acaba de ser lançado no País, foi avaliado com exclusividade pelo Estradão.
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