Conforme a empresa, há muitos interessados em operar um trem, porém, poucos concluem a inscrição. Foto: Motiva/Divulgação
Entre os meses de janeiro e junho de 2025, o número de passageiros nos sistemas metroviários, incluindo metrô e trem, por exemplo, cresceu 0,4% em relação registro do mesmo período em 2024. Ao todo, foram 1.264 bilhão de passageiros, contra 1.259 no ano anterior.
O Balanço Semestral 2025 da ANPTrilhos analisou todos os 21 sistemas metroviários em operação no país. Em relação ao mesmo período em 2024, o registro deste ano também mostra uma queda de 3.3 pontos percentuais frente ao crescimento notado no ano anterior.
De acordo com o documento, o número comprova a trajetória do fim do ciclo de retorno de passageiros no período pós-pandemia, entrando em um crescimento mais moderado.
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Ao mesmo tempo, a frota nacional de veículos particulares segue em crescimento. Conforme dados do Ministério dos Transportes, a frota de automóveis, que também inclui motocicletas e motonetas, chegou a 99,5 milhões em junho de 2025. Em relação ao ano passado, a frota adicionou 3,5 milhões de veículos nas ruas.
Para a ANPTrilhos, o crescimento, mesmo modesto, reflete uma mudança no padrão de mobilidade urbana na população brasileira, priorizando o transporte individual. Para reverter esse cenário, a Associação sugere a expansão ou modernização da rede de transportes e políticas públicas de incentivo ao transporte público, por exemplo.
O Sudeste, que concentra 29 das 49 linhas metroferroviárias em operação no Brasil, foi responsável por mais de 90% do volume total de passageiros no primeiro semestre de 2025. A região conta com dez sistemas e engloba 41,8% da população nacional.
O estado de São Paulo concentra as principais iniciativas de expansão do primeiro semestre, como as inaugurações das estações Ambuitá e Varinha, na Região Metropolitana de São Paulo, dentro das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, com investimentos que superam os R$ 150 milhões.
Além disso, a ANPTrilhos destaca a concessão do Lote Alto Tietê, abrangendo as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, atualmente operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em estruturação, também está em curso a licitação para o projeto executivo e a construção da nova linha 19-Celeste.
O estado do Piauí também registrou desempenho positivo, com um aumento de 51,2% na demanda de passageiros, após o início da operação da Estação Colorado do VLT de Teresina, na capital. Em janeiro, o serviço operado pela Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP) aplicou gratuidade total no serviço.
A rede de transporte metroferroviário no Rio Grande do Sul mostrou uma leve recuperação, com um crescimento de 4%, após os impactos da tragédia climática que afetou o estado nos últimos anos. De acordo com o relatório, o número continua abaixo do volume no período anterior aos incidentes.
Alguns estados tiveram desempenhos negativos, como é o caso da Paraíba, com queda de 5,2%, e em Pernambuco, que registrou -21,2%. Segundo o relatório, os estados acumulam individualmente retrações superiores a 30% desde 2023.