Ondas de calor: o transporte público de São Paulo está preparado?
Com temperaturas recordes, cidade adota protocolo de enfrentamento ao calor extremo, incluindo medidas para a frota de ônibus

Na última segunda-feira (17), a cidade de São Paulo registrou temperatura recorde do ano: 34,9ºC, de acordo com a Defesa Civil Estadual. A forte onda de calor fez com que a Prefeitura de São Paulo adotasse, no dia seguinte (18), um protocolo de enfrentamento ao calor extremo, com medidas para evitar a insolação e desidratação da população, incluindo ações para o transporte público.
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Publicado no Diário Oficial, o protocolo é estabelecido pela portaria 362 e impõem cinco níveis de recomendações para órgãos públicos e a população, a partir de 32º C de temperatura.
Os níveis vão do 1 ao 5, sendo que o grau 4, classificado como ‘extremo’ e é acionado quando a temperaturas estão entre 40ºC e 42ºC.
Dessa forma, neste nível, uma ação emergencial que a Prefeitura deve tomar é o aumento da frota de ônibus com ar-condicionado na capital paulista.
Contudo, quem utiliza o transporte público sabe que não é preciso que a temperatura chegue a 40º C para que o ar-condicionado seja indispensável.
Para entender como está a situação de trens, metrôs e a dos ônibus da capital paulista em relação à refrigeração, o Mobilidade Estadão fez um levantamento com as empresas responsáveis.
Ondas de calor: os ônibus estão preparados?
Atualmente a cidade de São Paulo conta com aproximadamente 12 mil ônibus em operação. Destes, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans, 93,5% possuem ar-condicionado.
Ou seja: 6,5% da frota, ou aproximadamente 780 ônibus que circulam na capital paulista, ainda rodam sem ar-condicionado. São veículos antigos, já que desde 2016 apenas veículos que possuem refrigeração são integrados à frota, de acordo com a SMT e SPTrans.
As empresas explicam que os veículos em operação já cumprem a Lei Municipal 16.428. Ela determina que no mínimo 80% da frota deve ter sistema de ar refrigerado.
Além disso, as empresas que operam o transporte coletivo devem instalar o equipamento de forma gradativa, conforme a renovação da frota.
A secretaria e a SPTrans afirmam que os ônibus com ar-condicionado saem da garagem com a temperatura do equipamento ajustada em 22 ºC. Entretanto, ela pode variar acordo com a temperatura externa.
Assim, a recomendação é que esses veículos permaneçam com o motor ligado por 10 minutos antes do horário programado de partida.
Isso permite que o veículo possa manter uma temperatura agradável ao passageiro desde o embarque.
Caso apresentem defeito durante a viagem, contudo, o ônibus deve ser recolhido para manutenção e substituído.
Trens e metrô contam com ar-condicionado?
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô-SP, empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) informam que 100% dos trens possuem ar-condicionado.
De acordo com a CPTM, cada trem possui 16 aparelhos de ar-condicionado, sendo dois por carro, com temperatura controlada automaticamente.
Já no Metrô-SP, todos os trens em operação contam com sistema de ar-condicionado que permanece ligado continuamente, com temperatura interna em torno de 21 °C.
Nas linhas operadas pela ViaMobilidade – linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trem e linhas 4-Amarela e 5-Lilás, de metrô, a realidade é a mesma. Ou seja: o ar-condicionado está toda a frota.
Ventiladores industriais foram instalados nas estações de maior fluxo. Assim, desde 2024 estações como Osasco, Vila Olímpia e Pinheiros contam com o equipamento, amenizando o calorão nesses espaços para os usuários.
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