Ônibus-trem? Entenda o que são veículos de modo dual (DMV)
Híbrido pode andar tanto em rodovias quanto sobre trilhos e já roda em duas cidades. Saiba quais são e onde ficam
2 minutos, 28 segundos de leitura
23/04/2025

Ônibus? Trem? Nenhum dos dois. O veículo de modo dual, conhecido pela sigla DMV, tem a aparência de um micro-ônibus, quatro pneus e pode andar tranquilamente por uma via asfaltada. Mas basta apertar um botão para que, em não mais que 15 segundos, as rodas de ferro sejam colocadas em ação.
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Os pneus traseiros, porém, continuam em uso mesmo sobre os trilhos. Assim, é no eixo da frente que o pneu dá lugar às rodas de ferro para guiar o veículo híbrido ao longo das ferrovias. Para voltar às estradas, basta apertar outro botão, e “voilà”. Veja em vídeo o momento da transformação:
O DMV está em operação regular no transporte público desde 2021, entre o vilarejo de Kaiyo e a cidade de Tokushima, na ilha de Shikoku, pela empresa Asa Coast Railway. Á época, o CEO da companhia disse à Reuters que os veículos podem ajudar pequenas cidades como Kaiyo, com uma população envelhecida e em declínio, onde as empresas de transporte locais lutam para obter lucro.
“Este (DMV) pode chegar aos moradores locais (como um ônibus) e levá-los até a ferrovia também”, disse o CEO, Shigeki Miura, nesse sentido. “Especialmente em áreas rurais com uma população envelhecida, esperamos que seja um ótimo meio de transporte público.”
Cada veículo pode transportar até 21 passageiros e, assim, circula a uma velocidade média de 60 km/h sobre trilhos e máxima de 100 km/h em vias asfaltadas. Além disso, eles usam óleo diesel e a frota ainda é pequena, atendendo apenas o pequeno vilarejo.
Híbrido de ônibus e trem
A tecnologia começou a ser desenvolvida no início dos anos 2000 pela japonesa Hokkaido Railway Company. A princípio, o objetivo era lidar com a queda na demanda do transporte sobre trilhos no país asiático. Segundo um relatório de 2007 da empresa, o uso do DMV reduziria custos de operação e manutenção em relação aos trens comuns.

Além disso, o híbrido atenderia melhor uma população em processo de envelhecimento, com a conveniência de percorrer trajetos alternativos e atravessar diferentes modais no mesmo veículo.
Os primeiros protótipos foram construídos em 2004, e, em 2007, a tecnologia já operava em modo experimental em uma linha da Hokkaido Railway. Segundo o relatório, aliás, a ideia de um veículo que andasse sobre trilhos e estradas existia como projeto de engenheiros japoneses desde o início do século XX.
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