ONU lança campanha global de segurança no trânsito no Brasil
Iniciativa tem como meta reduzir pela metade as mortes nas vias até 2030

O Brasil foi escolhido como ponto de partida na América Latina para o lançamento da campanha global #FaçaUmaEscolhaSegura, promovida pelas Nações Unidas (ONU). Conforme a organização, o objetivo é chamar atenção à crise da violência no trânsito. A ação, liderada por Jean Todt, enviado especial do secretário-geral da ONU para a Segurança Viária, busca mobilizar governos, sociedade civil e setor privado em torno da meta de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030.
Leia também: Maio Amarelo 2025: do engajamento ao resultado
Com uma taxa de mortalidade de 15,7 por 100 mil habitantes, o Brasil está entre os países com piores índices nas Américas. Pedestres, ciclistas e motociclistas respondem por cerca de 60% das vítimas fatais. Portanto, a nova campanha chega em um momento de alerta. Isso ocorre após a ONU renovar sua resolução sobre segurança viária durante conferência realizada neste ano em Marrakech, no Marrocos. O lançamento da campanha ocorreu na sexta-feira, 27 de junho, em São Paulo.
Durante a visita à América Latina, que inclui Brasil, Jean Todt se reuniu com autoridades, representantes da sociedade civil e lideranças do setor privado. A campanha conta com apoio da JCDecaux, empresa global de mídia externa, e será veiculada em diversos países da região.
Campanha global contra um problema de saúde pública
Os acidentes de trânsito continuam sendo a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos no mundo, alertou Todt. Conforme a Organização Pan-Americana da Saúde, apenas em 2021, mais de 145 mil pessoas morreram nas estradas das Américas. Ou seja, 12% do total global.
Além disso, o custo social e econômico também é alto. De acordo com o Banco Mundial, os acidentes representam até 6% do PIB em alguns países da região. A América Latina, uma das regiões mais urbanizadas do planeta, enfrenta desafios significativos em mobilidade urbana. Ainda que haj uma queda de 9,37% nas mortes no trânsito na última década, esse ritmo não é suficiente para atingir as metas da ONU.
Soluções e participação juvenil
Segundo os organizadores da campanha, as soluções para o problema já são conhecidas, como fiscalização mais rigorosa, investimento em educação, infraestrutura segura, transporte público de qualidade, ciclovias, passagens para pedestres e ações pós-acidente. Um relatório da Bloomberg Philanthropies estima que 25 mil vidas podem ser salvas até 2030 com a adoção de normas mínimas no Brasil, Argentina, México e Chile.
No Brasil, a campanha se articula com iniciativas locais, como o projeto “Geração que Move”, realizado pelo UNICEF em parceria com a Fundação Abertis desde 2020. Em 2025, o UNICEF já mobilizou mais de 300 mil pessoas em ações digitais, participou da elaboração do Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo e promoveu debates sobre os impactos da violência armada na mobilidade urbana. Para setembro, está prevista mais uma ação durante a Semana Nacional da Mobilidade.
Celebridades e visibilidade global
A campanha #FaçaUmaEscolhaSegura conta com apoio de atletas olímpicos latino-americanos e celebridades internacionais, como os pilotos Charles Leclerc e Marc Márquez, os atores Patrick Dempsey e Michael Fassbender, e a ginasta brasileira Rebeca Andrade. As mensagens da campanha serão veiculadas em mobiliários urbanos de alta visibilidade.

Leia também: Segurança no trânsito: ‘com dados ruins, decisões serão ruins’, diz Novaski, da Iniciativa Bloomberg
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários