As tarifas grátis e com desconto não são válidas apenas em linhas de ônibus, trem e metrô. Também é possível obter passagens de avião nestas condições, em alguns casos.
Contudo, as regras partem das companhias aéreas. Desse modo, cada uma traz regras específicas. Confira como solicitar, em cada caso:
Atualmente, a GOL não disponibiliza passagens gratuitas/sociais de forma geral. Porém, a companhia oferece, assistência emergencial em caso de morte. Confira os detalhes aqui.
Além disso, a GOL oferece ao acompanhante desconto de 80% na passagem aérea, em caso de problemas de saúde. Assim, a pessoa que vai acompanhar o passageiro deve ser maior de 18 anos e capaz de oferecer assistência durante todo o voo. Para esse tipo de desconto, é preciso preencher um formulário e aguardar aprovação do desconto.
A LATAM Airlines Brasil conta com o programa de passagens para tratamento médico. Assim, concede bilhetes de cortesia a pessoas que necessitam deslocar-se de avião, dentro do território nacional, para tratamento de saúde especializado (consultas e/ou procedimentos). A LATAM ainda oferece possibilidade de passagem cortesia para um acompanhante.
Após a solicitação, a equipe da companhia avalia pontualmente cada caso para decidir sobre a concessão do bilhete cortesia. Para fazer o pedido, é necessário preencher o Formulário de solicitação de passagem para tratamento médico.
Neste caso, os campos poderão ser preenchidos pelo hospital ou instituição em que a pessoa será recebida para o tratamento, pelo médico responsável ou, ainda, pelo próprio passageiro. Contudo, o prazo de resposta da LATAM é de até 30 dias úteis.
Além do documento, o médico também deve preencher o Formulário MEDIF, assim como assiná-lo e carimba-lo, atestando as condições de saúde do paciente, que também deverá responder à primeira parte do arquivo. Os dois formulários deverão ser enviados, após preenchimento, para o e-mail passagem.social@tam.com.br, com o assunto “Passagem para tratamento médico” e a seguinte documentação adicional:
A LATAM Airlines Brasil também flexibiliza sua política comercial para a compra de passagens para clientes em viagem por emergências familiares. Por exemplo, hospitalização de um parente próximo (esposa/o, avós, filhos, netos, pais, cunhados, irmãos, tios, primos, sobrinhos, sogros, nora, genro e parceiro civil) sob risco de morte ou por falecimento.
Assim, a companhia avalia cada caso mediante a comprovação da emergência. Para avaliação de cada caso, a companhia solicita documentos para verificar o grau de parentesco, além de atestado de óbito ou de internação. Além disso, a viagem deve acontecer no máximo 7 dias após o evento.
Segundo a empresa, os descontos nas tarifas são avaliados caso a caso. Contudo, desde março de 2023, o desconto oferecido é um percentual sobre a tarifa disponível no momento da emissão, sendo válido somente para a cabine Economy.
Caso haja necessidade de utilização do serviço, o cliente pode entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços da LATAM. Após a solicitação, o pedido será direcionado a linha de especialistas que irá realizar aplicação do desconto.
Caso o passageiro não possua documentação comprovando a situação de tarifa emergencial no momento da compra, a equipe da companhia avaliará pontualmente cada caso.