Quem pode solicitar passagens de trem, metrô e ônibus grátis em SP? | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Quem pode solicitar passagens de trem, metrô e ônibus grátis em SP?

Por: Redação Mobilidade . 29/02/2024
Mobilidade para quê?

Quem pode solicitar passagens de trem, metrô e ônibus grátis em SP?

Benefício pode ser concedido a pessoas com deficiência, idosos e desempregados, entre outros casos

2 minutos, 39 segundos de leitura

29/02/2024

Por: Redação Mobilidade

Passageiro precisa comprovar a necessidade da gratuidade por meio de documentos. Foto: Adobe Stock.

Em São Paulo, é possível solicitar passagens de trem, metrô e ônibus grátis. Idosos, pessoas com deficiência e desempregados estão entre os casos em que o benefício é válido.

Contudo, o passageiro precisa comprovar a necessidade da gratuidade por meio de documentos, em todos os casos. Do mesmo modo, existem regras e critérios para que as empresas de ônibus, trem e metrô concedam o benefício.

Capital e região metropolitana

Na capital paulista, desde fevereiro de 2023, o Bilhete Único passou a valer para idosos de 60 a 64 anos utilizarem os ônibus de graça. De acordo com a SPTrans, a solicitação do cartão é gratuita e deve ser feita no site http://www.sptrans.com.br/atendimento

Por sua vez, quem tem 65 anos ou mais tem direito ao Bilhete Único da Pessoa Idosa. Neste caso, o benefício pode ser solicitado pelo site ou em um dos Postos de Atendimento localizados nas Subprefeituras, Unidade do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans. Para saber o endereço mais próximo, também é preciso consultar o site da SPTrans.

Para solicitar o cartão, basta enviar cópias do RG (frente e verso), CPF, comprovante de residência (validade de três meses), foto legível e atualizada. No caso do Bilhete Único da Pessoa Idosa, a SPTrans faz o envio para o endereço do passageiro. Confira as demais regras aqui.

Além disso, idosos de 60 a 64 anos também podem ter passagem grátis em meios de transporte que ligam os municípios da Grande São Paulo, com o cartão TOP. Assim, o benefício vale para trens, metrô, monotrilho, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de todo o estado, que são as linhas intermunicipais.

Em ambos os casos, o passageiro com a gratuidade deve validar o cartão todo ano em uma máquina de recarga. O recurso está disponível em terminais, estações ou nos próprios ônibus da cidade. Desse modo, o idoso pode utilizar o cartão para ter a passagem gratuita. Confira como emitir o Bilhete Único e o TOP.

Cartões para trabalhadores desempregados

Os trabalhadores desempregados têm direito à gratuidade no metrô e na CPTM. Neste caso, o benefício é válido para pessoas desempregadas há mais de 30 dias e no máximo de 180 dias.

A Credencial para Trabalhadores Desempregados tem como objetivo permitir que os passageiros consigam cumprir os compromissos com entrevistas e processos seletivos dentro de um período de 90 dias.

O serviço de atendimento para solicitar o benefício é somente no posto da CPTM. Para isso, é preciso se dirigir à Estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 7-Rubi, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados. Veja os detalhes aqui.

Tarifa zero para todos

Além das gratuidades concedidas em casos específicos, há cidades do Estado de São Paulo que oferecem tarifa zero para todos, de domingo a domingo. Ao todo, 28 municípios oferecem ônibus de graça para a população. Capão Bonito aderiu ao passe livre em dezembro de 2023.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login