Além dos patinetes elétricos, JET vai disponibilizar bicicletas elétricas. Porém, a quantidade de bikes ainda não foi divulgada. Foto: Divulgação/JET
No sábado, 26 de abril, os patinetes elétricos chegam a Praia Grande, no litoral de São Paulo. A operação experimental dura 90 dias, com 200 patinetes e bicicletas elétricas disponíveis da JET disponíveis para aluguel.
Leia também: Praia Grande traça trajeto de futura extensão do VLT da Baixada Santista
Bem como, no dia seguinte, 27 de abril, haverá uma aula gratuita sobre o uso dos equipamentos. Conforme a prefeitura da cidade, o evento ocorre próximo à Estação Elevatória da rua Brigadeiro Faria Lima, no Canto Forte, às 12h.
Aliás, os patinetes poderão circular de Canto Forte até o Mirim. Portanto, nesse trajeto, a prefeitura disponibilizou 24 espaços para retirada e devolução. Confira no fim da matéria a lista completa.
Para alugar um patinete elétrico da JET é necessário baixar o aplicativo GooglePlay ou Apple Store. Após a realizar o cadastro, o usuário pode optar em criar uma assinatura ou alugar pontualmente.
De acordo com a empresa, os valores variam a depender do horário de uso.
Após o uso, os usuários dos patinetes elétricos devem deixar o veículo em um dos estacionamentos. Para que o espaço seja reconhecido, a empresa sinaliza o local comum adesivo na calçada e no próprio aplicativo.
Aliás, para carregar os patinetes, a JET informa que uma equipe de colaboradores realiza a troca das baterias dos veículos periodicamente.
É necessário ter pelo menos 18 anos.
Além disso, os patinetes comportam apenas uma pessoa por vez. A Jet afirma em seu site que “um patinete é um meio de transporte individual. Se houver uma segunda pessoa, o peso não será distribuído adequadamente. O patinete se torna difícil de controlar e aumenta o risco de quedas e lesões”.
A velocidade máxima permitida durante o uso dos patinetes elétricos é de 20 km/h.
Conforme o site da empresa, o patinete não pode ser utilizado sob chuva forte e vento. Em caso de terrenos irregulares, o usuário deve pilotar em velocidade baixa e com cuidado. Também não está autorizado o uso dos patinetes nas calçadas. Além disso, o aplicativo sinaliza as regiões onde não é permitido a circulação dos patinetes.
Zona:
De acordo com a empresa, as áreas com X km/h significam que existe limite de velocidade e as regiões sinalizadas com “P” azul correspondem aos locais onde o aluguel pode ser rescindido.
Leia também: Patinetes elétricos, é possível manter a segurança enquanto usa o modal?