Pedágio na BR-101 será o primeiro sem cancela do Brasil | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Pedágio na BR-101 será o primeiro sem cancela do Brasil

Por: Andrea Ramos . 05/01/2023
Mobilidade para quê?

Pedágio na BR-101 será o primeiro sem cancela do Brasil

A CCR Rio-SP, que administra a rodovia, já iniciou a instalação do novo tipo de cobrança de pedágio, que ajuda a reduzir o consumo de diesel e pode ter tarifa até 70% menor

2 minutos, 45 segundos de leitura

05/01/2023

BR-101 terá o primeiro sistema de pedágio Free Flow do Brasil. Crédito:Kapsch TrafficCom/Divulgação

BR-101, administrada pela CCR Rio-SP, terá o primeiro sistema de cobrança de pedágio inteligente do Brasil. Trata-se do chamado free flow, ou fluxo livre. Ou seja, não há cancela. A cobrança é feita por meio de leitura por câmera. Segundo a CCR Rio-SP, a instalação dos pórticos já começou. Eles vão ficar no trecho da Rio-Santos entre Itaguaí, no km 414, em Mangaratiba, no km 477, e em Paraty, no km 538.

Conforme a concessionária, esse sistema agiliza o fluxo de veículos. De acordo com a austríaca Kapsch TrafficCom, que traz a tecnologia ao País, a vantagem do free flow é a inexistência de barreiras. Além disso, haverá redução do consumo de diesel no caso de veículos pesados. Bem como das emissões de poluentes e do tempo de viagem nas operações de transporte.

“Queremos melhorar cada vez mais a mobilidade nas estradas”, diz o vice-presidente da Kapsch para a região, Ramiro Virreira. Vale ressaltar que a empresa participou da implantação dessa solução em países como o Chile e o Equador.

Pedágio com free flow na prática 

Virreira lembra que o sistema está amplamente estabelecido na Europa e nos Estados Unidos. Bem como na Austrália e em países da Ásia. Segundo o executivo, nesses locais praticamente já não existem cabines de pedágio.

BR-101 terá o primeiro sistema de pedágio Free Flow do Brasil
CCR Rio-SP/Divulgação

Conforme a Kapsch, o sistema utiliza pórticos instalados nas estradas. Eles têm câmeras, sensores e antenas. Assim, o equipamento consegue identificar e classificar o veículo por categoria. Seja como for, a leitura é feita por meio da tag no para-brisa. Bem como pela placa do veículo.

No primeiro caso, o preço do pedágio é cobrado na fatura da operadora da tag. Porém, é possível oferecer descontos no caso de usuários frequentes. Além disso, todos os veículos com tag terão desconto de 5% na tarifa de pedágio pelo uso do dispositivo. 

Os veículos leves terão vantagem adicional com desconto progressivo a partir da segunda até a 30ª passagem apurada no mesmo local e sentido, dentro do mês vigente. Os descontos podem variar de 5% a 70%, de acordo com a empresa.

Leitura por placa

Já para veículos sem tag, o pagamento da tarifa poderá ser feito por Pix. Assim como por meio de outros aplicativos, como WhatsApp Chatbot, App ou portal web da concessionária. De acordo com a CCR, os valores das tarifas ainda não foram divulgados. Conforme a concessionária, isso é atribuição da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“A Rio-Santos vai ser a primeira rodovia do Brasil com esse inovador método de cobrança eletrônica de tarifas”, diz o presidente da CCR Rodovias, Eduardo Camargo. De acordo com ele, a partir da experiência acumulada neste trecho vai ser possível expandir a tecnologia para as demais rodovias e concessionárias.

BR-101 terá o primeiro sistema de pedágio Free Flow do Brasil
CCR Rio-SP/Divulgação

Por fim, antes de dar início à nova forma de cobrança a empresa vai fazer uma campanha educativa. De acordo com a concessionária, o objetivo é mostrar aos usuários como o equipamento funciona, bem como destacar seus benefícios.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login