O Plano de Mobilidade Urbana de Lajeado (RS) está em discussão na Câmara de Vereadores da cidade. De acordo com a Prefeitura, o foco é a acessibilidade e a integração entre diversos modais.
Hoje, o centro de Lajeado concentra o maior fluxo de pessoas, devido às empresas que geram empregos. Assim, o desafio é encontrar soluções para o deslocamento para a região central.
Deste modo, tanto o trânsito quanto as opções de transporte público estão sob análise da Prefeitura para a elaboração do plano. Por exemplo, o cruzamento entre as ruas Júlio May e Júlio de Castilhos é um dos pontos com o maior índice de acidentes. Portanto, exige maior atenção.
A saída de estudantes na região é o que gera maior tráfego de veículos nos horários de pico. Assim, os estudos incluem uma conversa com as instituições de ensino da região para buscar alternativas.
Outra solução que a Prefeitura cogita é eliminar vagas de estacionamento para criar duas pistas para os veículos. Contudo, medidas como estas exigem uma conversa com os comércios do entorno para minimizar os impactos aos empresários.
Na cidade, um dos principais desafios na acessibilidade é o pavimento. Afinal, diversas calçadas da cidade possuem obstáculos, ausência de rampas e irregularidades.
O tema, inclusive, já foi pauta na Câmara de Vereadores para a busca de soluções. Em maio deste ano, a Prefeitura finalizou uma obra do projeto modelo de acessibilidade da cidade, na quadra do Hospital Bruno Born, entre as ruas Benjamin Constant e Carlos Von Koseritz.
Além da adequação das calçadas, o projeto contemplou rampas de acesso e arborização na rua lateral do hospital. Neste caso, a Prefeitura também reconstruiu a tubulação.
A obra incluiu também a remoção e instalação do meio-fio. A nova calçada foi adequada com piso tátil, demarcando elementos como acessos, postes e árvores. O desafio, agora, é replicar mudanças como esta na cidade.
Outro grande desafio da Prefeitura no Plano de Mobilidade Urbana é integrar os modais. Assim, as ciclovias se tornam essenciais neste contexto.
Atualmente, existem ciclofaixas na cidade. Entretanto, ainda não há muitas conexões entre elas.
Por exemplo, a cidade possui ciclofaixas na rua Osvaldo Aranha e na rua Santos Filho, perto do Parque dos Dick. Contudo, as vias não se conectam entre si ou com as demais estruturas para ciclistas do município.
Com o plano, a Prefeitura pretende ligar a faixa da rua Osvaldo Aranha, nas proximidades da orla do Rio Taquari, com a Avenida Décio Martins Costa. Na região, também há a previsão da construção de um parque linear.
Portanto, a ligação entre as ciclovias está entre as prioridades do Plano de Mobilidade Urbana de Lajeado. Uma das primeiras ações será a revitalização dos espaços já existentes para os ciclistas. Em seguida, será a conexão entre elas.
O Plano de Mobilidade Urbana chegou à Câmara em 2021 por meio da Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (SEPLAN). Contudo, só em 2022 passou por apreciação, quando foram revisados 169 artigos. Agora, o projeto segue tramitando.