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Pneus: tecnologia inovadora produz modelos sem emendas

Por: . 07/07/2022
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Pneus: tecnologia inovadora produz modelos sem emendas

As ofertas da Dunlop contam com sistema TAIYO (Sun) System, que proporciona maior estabilidade, conforto e segurança aos veículos de carga e de passeio

8 minutos, 6 segundos de leitura

07/07/2022

Tecnologia TAIYO (Sun) System oferece pneus sem emendas nas partes de borracha. Crédito: Divulgação/Dunlop

Pneus com nível de vibração 30% menor e balanceamento 50% superior aos produtos fabricados por meios convencionais são alguns dos benefícios da tecnologia TAIYO (Sun) System, que oferece pneus sem emendas nas partes de borracha como principal diferencial, garantindo maior precisão e segurança, destinados a todos os tipos de veículos. Além disso, os modelos sem emenda têm o potencial de oferecer maior quilometragem, porque possuem uma construção mais uniforme, que mantém contato constante com o solo e, consequentemente, minimiza o desgaste irregular.

O sistema inovador no mercado brasileiro — desenvolvido pela multinacional japonesa Sumitomo Rubber, detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo — consiste na aplicação de finas fitas de borracha de forma automatizada ao longo de sua circunferência. No processo tradicional, as emendas são sobrepostas ao longo da circunferência do pneu, muitas vezes de forma manual.

O método ainda minimiza o acúmulo de massa em alguns pontos do pneu, dando forma a um produto que, após a vulcanização, oferecerá melhor distribuição da borracha e um melhor nível de acabamento. Outra grande vantagem é que a manutenção é feita de maneira simples e convencional: os pneus sem emendas, inclusive, necessitam de menos chumbo para o balanceamento.

  • Maior produtividade
  • Pneus mais redondos
  • Rodagem durável com maior conforto
  • Sem acúmulo de massa em pontos específicos do pneu
  • Menos conforto ao dirigir
  • Mais ruído
  • Maior necessidade de balanceamento
  • Acúmulo de massa nos pontos com emenda, o que causa vibrações

Por dentro da tecnologia TAIYO (Sun) System

1.  Banda de rodagem

A parte do pneu que fica em contato com o solo tem a função de promover aderência, tração, estabilidade e segurança por meio de seu desenho e componentes. Também sem emendas, traz melhor desempenho, economia e conforto.

2. Ombros

Apoios que os pneus têm nas curvas e manobras. Localizados entre a parede lateral e a banda de rodagem, são eles que oferecem maior controle nas pistas.

3. Cinturão têxtil

Localizado logo abaixo da banda de rodagem, esse componente é responsável por garantir a uniformidade do pneu em altas velocidades.

4. Cintas de aço

Oferecem a área de contato necessária entre o pneu e o solo, tendo a papel de estabilizar e suportar cargas em movimento.

5. A tecnologia da carcaça

A carcaça é responsável pela estrutura e sustentação do pneu e pode ser composta por diferentes materiais (como náilon, poliéster e outros componentes) que oferecem resistência à pressão, ao peso e a choques.

6. Parede lateral

Garante conforto e possibilita que a banda de rodagem esteja sempre em contato com o solo. Para isso, as laterais dos pneus com tecnologia TAIYO (Sun) System são fabricadas com borracha sem emendas com alto grau de flexibilidade e resistência.

7. Liner

Camada mais interna do pneu, retém o ar dentro dos pneus. Com a TAIYO (Sun) System, o liner é produzido sem emendas, resultando em mais resistência e qualidade para a área interna do equipamento.

8. Talões

Feitos de fios de aço de alta resistência que mantêm o pneu fixado ao aro da roda — solução simples, mas muito importante para a segurança dos pneus e do veículo.

Ainda mais vantagens

Em relação ao balanceamento do veículo, a tecnologia possibilita menor necessidade de aplicação de contrapesos, reduzindo a vibração do veículo e diminuindo o ruído causado pelo atrito com o solo. Além disso, a tecnologia TAIYO (Sun) System oferece a possibilidade de produzir pneus com menor resistência ao rolamento, proporcionando economia de combustível e melhor custo-benefício ao motorista.

Para potencializar esse efeito, o motorista também deve estabelecer uma rotina simples, como checar a pressão dos pneus toda vez que abastecer o carro, permitindo mais conforto ao rodar mais quilômetros com a mesma quantidade de combustível. Além disso, a correta checagem dos pneus diminui os custos de manutenção do veículo como um todo, pois aumenta a vida útil dos pneus, das rodas e do conjunto de suspensão.

Para todos os modelos

A tecnologia TAIYO (Sun) System, de pneus sem emendas nas partes de borracha, está disponível a veículos de todas as marcas, sem qualquer restrição técnica. A única recomendação mais importante é seguir as medidas de pneu, índice de carga e velocidade recomendadas pelo fabricante. Para saber mais sobre os modelos e onde encontrá-los em mais de 200 pontos no Brasil, basta clicar em https://www.dunloppneus.com.br/taiyo-sun-system.

Tecnologia TAIYO (Sun) System: menor resistência ao rolamento, conforme as exigências das montadoras

O sistema de fabricação sem emendas nas partes de borracha proporciona pneus com menor vibração e, consequentemente, menor atrito com o solo. O método permite que a resistência ao rolamento seja menor — um dos aspectos que contribuem para a diminuição do consumo de combustível.

Pela escala A a G, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) categoriza os pneus do mais ao menos eficiente. Isto é, mede a facilidade com que o pneu gira em torno do rolamento.

Na prática, o consumidor precisa saber que quanto menor a resistência, mais eficiente é o pneu e, consequentemente, maior é a potencial economia de combustível do veículo — desde que observados, claro, a correta pressão de ar do pneu, bem como o modo de direção.

Revolução no mercado nacional

O grupo japonês Sumitomo Rubber Industries chegou ao Brasil em outubro de 2013, com a inauguração de sua primeira planta fora do continente asiático, localizada no município de Fazenda Rio Grande (PR). Com investimentos de R$ 1,6 bilhão, foi a primeira fábrica do grupo a adotar, em 100% de sua produção de pneus, a tecnologia TAIYO (Sun) System, processo que revolucionou o método convencional de produção de pneus sem emendas nas partes de borracha para carros de passeio, SUVs, pick-ups, vans, caminhões e ônibus.   

No ano passado, a unidade recebeu mais R$ 1,06 bilhão de investimento nas linhas de produção, e com este novo aporte o grupo prevê mais do que dobrar a capacidade de produção de pneus para veículos de carga, iniciada em 2019, que deve passar de mil unidades por dia para mais de 2.200 pneus por dia até 2025. Já a meta para modelos destinados a veículos de passeio é aumentar em 28% a capacidade de produção até 2024, ou seja, atingir 23 mil pneus por dia.

Dunlop, sinônimo de pneu

Único ponto de contato direto dos veículos com o solo, os pneus foram inventados pelo escocês John Boyd Dunlop, que desenvolveu o primeiro modelo depois de observar a dificuldade do filho mais novo para andar no seu triciclo com rodas ainda de madeira. A palavra é derivada de “pneumático” (elemento de borracha com ar em seu interior).

Dunlop enrolou as rodas com folhas de borracha muito finas, colou-as e encheu-as com uma bomba de bola de futebol. Assim, desenvolveu o primeiro sistema de almofada de ar da história e lançou os alicerces para o primeiro pneu pneumático.

Ao avaliar uma situação cotidiana, John Boyd Dunlop conseguiu ver uma alternativa que trouxe mais conforto e segurança para os motoristas e passageiros dos veículos, revolucionando o segmento e possibilitando enormes avanços tecnológicos na indústria.

A invenção de Dunlop resultou em um produto mais leve, seguro e confortável como nunca existiu antes. A iniciativa deu tão certo que ele patenteou de imediato a ideia e criou um empreendimento comercial, batizado de Dunlop Pneumatic Tire Co. Ltd., considerada a empresa de pneus mais antiga do mundo.

Menos de um ano depois, a invenção da Dunlop fez sua estreia de competição em duas rodas, permitindo que um corredor pouco conhecido vencesse facilmente os seus rivais mais fortes em uma série de corridas de bicicletas. A vantagem fornecida pelos “pneumáticos” estabeleceu, de imediato, uma característica da herança da Dunlop em esportes motorizados.

Em 1890, Dunlop abriu a sua primeira fábrica em Dublin, na Irlanda, e, três anos mais tarde, a primeira fábrica de pneus na Europa continental em Hanau, na Alemanha. Em 1895, os pneus Dunlop já eram vendidos na França e no Canadá e fabricados na Austrália e nos Estados Unidos. Em 1898, a empresa em crescimento transferiu sua base de Dublin primeiro para Coventry e, em 1902, para instalações com 162 hectares em Birmingham, ambas no Reino Unido – mais tarde conhecidas em todo o mundo como Fort Dunlop.

Em 1910, a Dunlop chegou à Malásia ocidental, criando 20.234 hectares de plantação de borracha. Em 1913, abriu a primeira fábrica japonesa de pneus em Kobe. Em vinte anos, a Dunlop fez com que o pneu de borracha sólida se tornasse obsoleto, tornando-se de pioneira para a primeira empresa multinacional global.

Em 1984, houve a fusão das operações de pneus na Europa e nos Estados Unidos da Dunlop com o grupo empresarial japonês Sumitomo. Em 1999 a Sumitomo e a The Goodyear Tire & Rubber Company acordaram uma aliança global, tornando-se o maior produtora de pneus do mundo. A Dunlop na Europa é agora parte dessa joint venture que abrange seis empresas e está integrada na Goodyear Dunlop Tires B.V.

Graças ao pioneirismo de Dunlop e sua visão de futuro, hoje a marca carrega o espírito criativo e inovador do inventor, figurando entre as mais reconhecidas do mundo. Presentes em mais de 100 países, os pneus Dunlop são produzidos em 12 fábricas do Grupo Sumitomo Rubber.

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